Tags

Carros & Mobilidade

Remote Rev: Mustang pode ser acelerado pelo chaveiro

Créditos: DepositPhotos
17 maio, 2023
Da Redação

A sétima geração do Mustang chega ao mercado norte-americano no segundo semestre deste ano E o modelo conta com um recurso curioso: o Remote Rev. Ele permite acelerar o carro remotamente pelo chaveiro.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

 

O Remote Rev foi desenvolvido por engenheiros brasileiros. O time alocado no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford na Bahia assumiu a coordenação do projeto em 2021, quando ele ainda era apenas um conceito.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

“Foi uma jornada intensa de refinamento do design até chegar à versão final do Remote Rev“, diz Daniel Blanck, supervisor de Engenharia de Sistemas da Ford, que coordenou o projeto junto com os engenheiros Rogério Souza e Fábio Peres. “Estudamos as sequências de acionamento e o padrão de aceleração em clínicas para atender às expectativas do consumidor do Mustang. E fizemos os experimentos finais e validação nos EUA, junto com o time de calibração.”

O funcionamento aparentemente simples do Remote Rev, comandado pelos botões do chaveiro, envolve vários desafios técnicos de funcionalidade e segurança.

“O motor V8 acelerando a 5.000 rpm gera uma potência enorme e foi preciso garantir que isso seja feito com segurança para os usuários e sistemas do veículo, equacionando também as emissões”, explica Fábio Peres.

Como os demais equipamentos do Mustang, o Remote Rev foi testado sob diferentes condições, incluindo temperaturas de -20ºC a 30ºC, para validação de desempenho e durabilidade. O resultado foi reconhecido pelo time global da Ford e tem atraído a atenção dos fãs nas mídias sociais.

“O Remote Rev é uma das novidades mais legais e exclusivas do Mustang de sétima geração. Ele foi feito para surpreender e divertir de forma inusitada, é um trabalho que nos enche de orgulho. No momento que o carro ronca, mesmo quem está acostumado com motores grandes abre um sorriso”, completa Blanck.

Como funciona

Para ligar o motor do Mustang 2024 remotamente, é preciso apertar o botão de travamento (Lock) no chaveiro uma vez e, em seguida, o botão de partida remota duas vezes. Também é possível acionar o Remote Start pelo aplicativo FordPass.

Feito isso, basta pressionar o botão de destravamento (Unlock) e em seguida o de travamento (Lock) em menos de três segundos para o motor acelerar até 2.000 rpm, indicando que o sistema Remote Rev está ativo.

Apertando novamente os botões Unlock e Lock, o carro acelera e aumenta a rotação progressivamente para 3.000, 4.000 e 5.000 rpm. Como medida de proteção, quando é dada partida a frio o sistema só funciona após o motor atingir a temperatura ideal.

Chave personalizada

Desde o lançamento do Mustang, a Ford buscou dar um toque personalizado à sua chave. Em 1967, ela passou a vir com o emblema do pônei estampado. Em 1967, a marca introduziu a chave dupla face, que podia ser inserida no cilindro de qualquer lado. Essas inovações foram importantes na época, mas levaria quase três décadas até o surgimento de outras mudanças importantes.

Em 1994, pela primeira vez, os clientes do Mustang puderam optar por um chaveiro com comandos da trava elétrica e alarme. O avanço seguinte, em 1996, foi o lançamento do sistema passivo antifurto PATS conectado a um transponder na chave. Em 2012, o Mustang Boss 302 introduziu o TracKey, que carregava o software do PCM do carro no chaveiro para melhorar o desempenho.

O primeiro modelo com partida remota de fábrica chegou em 2015, e no ano seguinte foi lançado o FordPass, aplicativo que permite controlar as funções do veículo pelo celular. Em 2018, o botão de partida do Mustang ganhou uma luz pulsante no mesmo ritmo do coração de um pônei. Em 2021, o Mustang Mach-E elétrico inovou usando o celular como chave.

E, agora, o Mustang adiciona o Remote Rev ao chaveiro.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.