Dicas
Rede social aproxima quem quer comprar, trocar ou vender discos de vinil
Os discos de vinil não fazem sucesso apenas com colecionadores. Hoje, as vendas dos bolachões geram mais dinheiro para a indústria musical do que sites como o YouTube. De acordo com um estudo apresentado pela International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), e publicado pelo site The Wrap, as vendas de vinis em 2016 foram as maiores desde 1988. Só nos Estados Unidos os discos renderam US$ 416 milhões, enquanto os streamings ficaram em US$ 385 milhões.
Por mais que o mercado esteja em alta e a procura pelos discos cada vez maior, nem sempre é fácil conseguir os títulos desejados. Por isso, os primos curitibanos Rômulo Troian e Lucas Stavitzki criaram a luvnyl, uma rede social que permite gerenciar sua coleção e ainda coloca em contato quem quer comprar com quem quer vender.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Na prática, você cria um perfil gratuito na rede e cria uma lista de desejo com os títulos que procura para comprar ou trocar, e assim vai montando sua coleção, trocando informações ou até conhecendo gente nova. Do outro lado, os comércios e sebos que vendem os vinis podem criar uma lojinha dentro da luvnyl para expor seus produtos e atrair clientes.
Leia mais
Do Walkman ao iPhone: Veja a evolução dos players portáteis de música
Site mostra músicas que faziam sucesso em certa década e país
Mixtape moderna: nova ferramenta da Netflix permite criar playlists personalizadas
Criada em junho de 2016, a plataforma já conta com 3 mil usuários e uma oferta de 10 mil discos de vinil. Segundo dados oficiais, curiosamente o público-alvo da luvnyl são jovens entre 18 e 35 anos, que é a faixa etária responsável por movimentar o comércio atual dos bolachões.