33Giga Tecnologia para pessoas

Negócios

Varejo: como realidade virtual e aumentada transformam experiência de consumidores

As tecnologias e praticidades do mundo moderno estão mudando nossas vidas de várias formas. Diversos setores do mercado foram forçados a se adaptar a um fluxo contínuo de novidades, tudo ocasionado pelos avanços tecnológicos. O perfil dos consumidores foi radicalmente transformado nesse processo, criando um público cada vez mais exigente em relação ao processo conhecido como “experiência de compra”.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Independentemente do setor em que atuam, muitas empresas já perceberam a necessidade de investir nesse aspecto e criar experiências cada vez mais imersivas e inovadoras. A tecnologia tem um papel fundamental nesse cenário, com destaque especial para a realidade virtual e a realidade aumentada – dois recursos que, mesmo em fase experimental, já vêm revolucionando o mercado a seu próprio modo.

A realidade virtual é uma tecnologia que simula um ambiente digital de forma imersiva, sendo necessário usar óculos tecnológicos para conseguir usufruir da ferramenta. Já a realidade aumentada busca expandir o mundo físico, através de aplicativos e softwares específicos, geralmente com dispositivos equipados com câmeras, como é o caso dos smartphones e tablets.

Cada uma dessas ferramentas proporciona formas únicas de expandir a experiência de compra. Por questões de acessibilidade, a realidade aumentada acaba sendo mais explorada, já que exige apenas o uso de dispositivos que a maior parte da população possui e utiliza no dia a dia. Contudo, em alguns países, os óculos de realidade virtual vêm se popularizando cada vez mais, indicando que é uma tecnologia que continua em ascensão.

Um exemplo básico da aplicação de realidade aumentada dentro do setor de comércio e varejo são as embalagens interativas. Diversas marcas famosas já exploraram essa abordagem, distribuindo uma leva limitada de produtos com um QR Code que, ao ser escaneado por um app específico, consegue trazer algo fictício para o mundo real, através da câmera. Dessa forma, as pessoas conseguem interagir com mascotes da marca ou com modelos tridimensionais das próprias mercadorias.

Já a realidade virtual vem sendo explorada para criar showcases de produtos 100% digitais, permitindo que os consumidores explorem um formato totalmente diferente de loja. Dependendo dos acessórios que estão sendo utilizados, é possível até mesmo pegar os itens e girá-los em qualquer direção, garantindo uma experiência próxima de estar presente em uma loja física sem sair do lugar.

Esses são apenas alguns exemplos de como essas tecnologias estão mudando a experiência de compra dos consumidores. O aumento do interesse por essas tendências também ajuda a aquecer o mercado, criando uma demanda crescente por profissionais graduados em análise e desenvolvimento de sistemas EAD. Em um futuro nem tão distante, a expectativa é que tais recursos tenham uma presença muito maior no cotidiano das pessoas.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10