Tags

Games

Confira os maiores anúncios da Razer na CES 2024

Créditos: Divulgação / Razer
9 janeiro, 2024
Da Redação, com assessoria

A Razer mais uma vez marca presença na CES. Na edição que ocorre entre 9 e 12 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, a marca mantém o pioneirismo e a excelência gamer com a apresentação da tecnologia Razer Sensa HD Haptics, presente no conceito Project Esther; da cadeira gamer Razer Iskur V2, que amplia a linha Razer Gamer Room; e de uma nova geração de laptops Razer Blade. Tais anúncios, junto com importantes iniciativas de sustentabilidade e avanços em ergonomia, reforçam o compromisso contínuo da empresa em sempre inovar dentro da indústria de games.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

Razer Sensa HD Haptics estreia com o Project Esther

A Razer na CES 2024 apresenta a Razer Sensa HD Haptics, tecnologia que busca revolucionar a imersão nos games. A novidade pode ser vista por meio do conceito Project Esther, protótipo que demonstra as capacidades transformadoras da nova tecnologia.

A Razer Sensa HD Haptics eleva a experiência em games diminuindo as fronteiras entre as sensações físicas e o mundo virtual. Incorporada a um assento de cadeira gamer, essa tecnologia torna cada ação do jogo muito mais palpável, de grandes explosões a batimentos cardíacos sutis. Esse avanço não é apenas um salto em inovação para jogos, mas um conceito inédito e pioneiro em experiências imersivas.

Em 2018, o headset Razer Nari Ultimate introduziu ao mercado a tecnologia háptica Razer HyperSense, que, por meio de atuadores de bobina de voz de banda larga e processamento digital de sinais avançado, oferecia maior imersão durante as partidas, transformando os sons dos games em respostas físicas, sensíveis ao tato. Já em 2022, a Razer adquiriu a Interhaptics, plataforma de desenvolvimento háptico para estúdios de desenvolvimento de jogos.

A partir de agora, a tecnologia Razer Sensa HD Haptics eleva esses limites a um novo patamar com uma sofisticada plataforma integrada de software-dispositivo da Interhaptics – permitindo aos desenvolvedores ainda mais personalização da experiência de jogo e gameplays muito mais ricas. Dessa forma, os desenvolvedores têm controle total sobre a direcionalidade sensorial, com múltiplos atuadores e integração entre diversos periféricos e plataformas. O software oferece ainda uma solução plug-and-play que converte automaticamente o áudio dos games em uma resposta háptica de alta definição.

O conceito Project Esther, que é o primeiro estofamento gamer do mundo com tecnologia háptica em alta definição, é uma representação real da inovação contínua da Razer. Este protótipo conta com:

  • Tecnologia háptica de banda larga em alta definição: Proporciona sensações táteis complexas e realistas para uma imersão sem precedentes.
  • Tecnologia háptica verdadeiramente posicional: 16 atuadores sensoriais criam uma resposta física genuína de direção, distância e localização dentro do jogo.
  • Alças de ajuste universal: Compatíveis com a maioria das cadeiras de jogos e de escritório, garantem uma configuração personalizada.
  • Tecnologia Razer HyperSpeed Wireless: Oferece latência ultrabaixa para jogos sem interrupções em dispositivos compatíveis.

Tanto a tecnologia Razer Sensa HD Haptics quanto o conceito Project Esther refletem avanços significativos da inovação para jogos e reafirmam o compromisso da Razer em ultrapassar os limites da imersão in-game. Para mais informações, clique aqui. Os visitantes da CES 2024 podem experimentar o Project Esther pessoalmente visitando o estande da Razer.

Uma nova geração de Razer Blades

Mais do que revelar novidades em hardware, a linha de laptops Razer Blade apresentada na CES 2024 incorpora a distinta Vantagem Razer. O compromisso da marca com a excelência garante que cada novo laptop gamer ofereça uma experiência incomparável para jogos tanto em termos de qualidade quanto de desempenho.

Principais características:

  • Telas verificadas pela Calman: Cada modelo da nova geração de Razer Blades possui displays certificados pela Calman. Na prática, isso significa garantia de precisão de cores em nível profissional e alta fidelidade visual.
  • Iluminação dinâmica sincronizada com o Windows 11: A integração com o Windows 11 permite o controle de iluminação dinâmica, expandindo o ecossistema Razer Chroma. Essa funcionalidade dá aos usuários a chance de configurarem seus dispositivos Razer Chroma e dispositivos de outras empresas para uma experiência RGB harmônica e imersiva.
  • Áudio aprimorado com Integração THX: Por meio do software Razer Synapse, cada Razer Blade vem totalmente integrado ao sistema THX. Esse aprimoramento permite que os usuários desfrutem de perfis de equalização personalizados ou escolham entre configurações otimizadas, garantindo uma experiência de áudio imersiva durante jogos, filmes ou músicas.
  • Garantia estendida da bateria: Os novos Razer Blades estão alinhados ao compromisso da Razer com qualidade e satisfação dos clientes, e oferecem uma garantia líder de mercado para a bateria, de até 2 anos.
  • RazerCare para tranquilidade do usuário: O serviço RazerCare está disponível em regiões selecionadas e oferece até três anos de cobertura estendida.

Em resumo, os laptops Razer Blade 16, Razer Blade 14 e Razer Blade 18 redefinem suas respectivas categorias com desempenho incomparável, tecnologias de tela inovadoras e as exclusivas vantagens da Razer. 

Razer Blade 16: a combinação entre alto desempenho e alta definição

O Razer Blade 16 conta com a primeira tela OLED de 16 polegadas e 240Hz do mundo, o que proporciona clareza visual e profundidade de cores para os jogadores, além de oferecer mais potência gráfica por polegada cúbica do que qualquer outro laptop gamer do mercado.

O Blade 16 também é equipado com o novíssimo processador Intel Core i9-14900HX e placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090, recursos que fazem dele uma máquina extremamente poderosa. O desempenho do novo laptop da Razer é complementado por seu elegante e compacto design com estrutura em alumínio anodizado. As GPUs para laptops NVIDIA RTX estão equipadas com núcleos Tensor AI dedicados, proporcionando desempenho em IA sem igual em aplicativos criativos, produtividade ultraeficiente, jogos extremamente rápidos e muito mais. Com respaldo da tecnologia NVIDIA Studio, a GPU também vem com drivers NVIDIA Studio pré-instalados para um desempenho e confiabilidade aprimorados.

Principais características:

  • Primeira tela OLED de 16 polegadas e 240Hz do mundo: Uma revolução no mundo dos games que oferece melhores taxas de acerto (hit rates) e tempo de resposta reduzido. Esta tela vai derrotar a concorrência com perfeita clareza, respaldada pelas certificações VESA ClearMR 11000 e HDR500 True Black. Ela apresenta ainda resolução QHD+ (2560×1600), tempo de resposta de 0,2ms e gama de cores 100% DCI-P3.
  • Opções de display Mini-LED em Modo Duplo: O usuário pode alternar entre resoluções UHD+ 120Hz e FHD+240Hz para diferentes objetivos, como o uso de alta resolução no trabalho criativo ou de altas taxas de atualização para uma experiência melhor em jogos.
  • Processamento de ponta com Intel Core i9 HX: No coração do Blade 16 está o Intel Core i9-14900HX, o processador móvel mais rápido do mundo. Com 24 núcleos e a capacidade de overclocking por meio do Razer Synapse, ele oferece poder de processamento incomparável para a criação de conteúdo e para a experiência com os jogos mais exigentes.
  • Desempenho gráfico inigualável: O Blade 16 é suporta a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090 e utiliza até 175W de TGP total (Total Graphics Power) – gerando mais potência gráfica por polegada cúbica do que qualquer concorrente. A placa também aproveita o DLSS 3 alimentado por IA da NVIDIA, que proporciona maiores taxas de quadros e tecnologia Ray-Tracing em tempo real.
  • Sistema avançado de refrigeração: A tecnologia patenteada de câmara de vapor da Razer garante desempenho ideal mesmo durante as sessões mais intensas.

O Blade 16 já está disponível com exclusividade no site oficial da Razer e nas lojas físicas RazerStore. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do produto no Brasil.

Razer Blade 14: portabilidade potencializada pela Inteligência Artificial Ryzen 

Desenvolvido para jogadores que estão sempre em movimento, o Blade 14 tem a estrutura mais portátil da linha Razer Blade. O laptop foi atualizado com o novo processador AMD Ryzen 9 8945HS, placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4070 mobile e uma tela QHD+ de 240 Hz. Com todos esses recursos e um formato compacto, oferece aos usuários um desempenho incrível em um design compacto.

O Blade 14 conta ainda com memória DDR5 que pode ser atualizada e as mais recentes opções de conectividade, incluindo portas USB4 e conexão Wi-Fi 7.

Principais características:

  • Portabilidade excepcional: Com apenas 0,71″ de espessura e 1,83kg, o Blade 14 continua portátil e oferece autonomia de bateria de até 10 horas para máxima mobilidade dos usuários.
  • Desempenho acelerado por IA: O novo processador AMD Ryzen 9 8945HS apresenta um desempenho aprimorado pela tecnologia de Inteligência Artificial Ryzen, que aumenta o desempenho durante cargas pesadas de trabalho, como efeitos do Microsoft Windows Studio e Microsoft Copilot no Windows 11.
  • Visual imersivo: O Blade 14 continua oferecendo imagens de alta qualidade a partir de sua tela 16:10 QHD+ de 240Hz, agora com validação da Calman, garantindo precisão de cores aprimorada.
  • Desempenho e mobilidade: O Razer Blade 14 também se destaca pela performance. A nova versão do laptop é equipada com placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4070 para notebooks e conta com TGP de até 140W (115W Base + 25W Boost) para maximizar a jogabilidade a partir de qualquer lugar.

O Blade 14 estará à venda no mercado internacional a partir de 23 de janeiro com exclusividade no site oficial da Razer e nas lojas físicas RazerStore. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do produto no Brasil.

Blade 18: uma amostra do futuro 

A Razer na CES 2024 também apresenta uma prévia do Blade 18 em sua nova versão. O futuro lançamento chega ao mercado ainda este ano e visa redefinir a categoria de laptops gamer em formato grande. O laptop contará com tela de 18 polegadas 4K com 165Hz, a primeira do mundo com essa especificação, e conectividade Thunderbolt 5, o mais recente protocolo de conectividade de alta performance da Intel.

A conexão Thunderbolt 5 foi anunciada em setembro de 2023 e permite que os usuários conectem múltiplas telas de jogos de alta resolução de forma simultânea, além de dispositivos de armazenamento de alta velocidade e docks all-in-one, tudo por meio do Bandwidth Boost de até 120 Gbps – o que representa três vezes mais largura de banda que o atual protocolo líder do setor. O Blade 18 traz o futuro da conectividade para o presente, melhorando a velocidade e a largura de banda e permitindo que jogadores e criadores desfrutem de imagens de alta qualidade para experiências mais imersivas.

Outros detalhes serão revelados mais próximos à data de lançamento.

Razer USB C Dock: uma conexão e infinitas possibilidades  

O Razer USB C Dock é um acessório portátil com 11 portas, compatível com laptops e desktops Windows e Mac. Projetado para maximizar a conectividade em qualquer ambiente, este dock é a personificação do compromisso da Razer com a versatilidade e a performance.

Principais características:

  • Design expansivo com 11 Portas: O dock oferece ao consumidor uma grande variedade de portas, incluindo quatro USB-A, duas USB-C, uma Ethernet Gigabit, uma HDMI, uma entrada de áudio de 3,5 mm e slots para cartões SD e MicroSD UHS-I.
  • Saída de vídeo de alta definição: Com suporte para 4K a 60 Hz via HDMI, os usuários podem desfrutar do suporte a monitores externos, ideal para trabalho criativo vibrante ou para jogos em alta taxa de quadros.
  • Som Surround imersivo 7.1: A entrada de áudio de 3,5 mm do dock oferece som surround avançado 7.1, proporcionando uma experiência de áudio imersiva e precisa – tanto para conteúdo estéreo quanto multicanal.
  • Design robusto e leve: Fabricado em liga de alumínio termicamente otimizada, o design unibody do dock apenas é resistente e ainda oferece uma gestão térmica eficiente.
  • Capacidade de carregamento poderosa: O dock suporta carregamento de laptops de até 85W, o que garante que seus dispositivos permaneçam alimentados e prontos para a ação (cabo e adaptador de carregamento USB não estão incluídos).
  • Compatibilidade universal: O novo produto estende a conectividade de portas para uma ampla gama de dispositivos, incluindo PCs, MacBooks, iPads e Chromebooks.

O Razer USB C Dock está à venda no mercado internacional desde 8 de janeiro, com exclusividade no site oficial da Razer e nas lojas físicas RazerStore. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do produto no Brasil. 

Cadeira gamer Razer Iskur V2: conforto gaming com suporte lombar

Desenvolvida a partir de sugestões e feedbacks dos melhores jogadores de esportes eletrônicos do mundo e de especialistas em ergonomia, a primeira Iskur redefiniu as expectativas do mercado. Agora, o legado continua com a Razer Iskur V2, que visa ultrapassar os limites da inovação e novamente se tornar uma referência.

A Razer Iskur V2 se destaca com um sistema de suporte lombar adaptativo 6D que foi meticulosamente projetado para se adequar à curvatura natural da coluna vertebral. Seus mecanismos de molas se ajustam em tempo real ao peso e à postura dos usuários, além de permitirem a personalização completa dos ajustes integrados de curvatura lombar. A nova cadeira tem a capacidade de se ajustar tanto à protrusão quanto à altura do suporte lombar, garantindo um posicionamento perfeito e adaptado às necessidades individuais de conforto do usuário.

Complementando seus avanços ergonômicos, a Iskur V2 apresenta estofamento de espuma de alta densidade que proporciona uma combinação equilibrada de suporte e conforto. A inclinação reativa do assento e a funcionalidade de reclinação de até 152 graus permitem aos jogadores encontrarem o ângulo perfeito tanto para partidas intensas quanto para períodos de relaxamento.

Feita com couro sintético de EPU de alta qualidade, a Iskur V2 proporciona tanto uma sensação premium como durabilidade aprimorada contra o uso do dia a dia. Os braços 4D da cadeira oferecem uma personalização extensiva em altura, posição e ângulo, enquanto a almofada de espuma viscoelástica para a cabeça proporciona suporte personalizado para a cabeça e pescoço durante longas sessões.

A cadeira Iskur V2 já está à venda no mercado internacional, com exclusividade no site oficial da Razer e nas lojas físicas RazerStore. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do produto no Brasil. 

Barra de iluminação Razer Aether: o futuro é brilhante

A Razer eleva ainda mais a atmosfera imersiva dos games com o lançamento da barra de iluminação Aether Monitor Light Bar, que mistura tecnologia inovadora de iluminação com estilo incomparável. Esta adição à linha Aether Gamer Room oferece iluminação dupla com LEDs voltados para a frente e para trás, e é ideal para usuários que jogam ou trabalham em seus setups durante a noite.

A Razer Aether Monitor Light Bar destaca-se com seu Índice de Reprodução de Cor (CRI) ultra-alto de 95, proporcionando iluminação vívida e natural em uma área ampla (de 60cm x 30cm) e a 500 Lux. Essa característica garante cobertura abrangente e eficiência luminosa, perfeita para jogadores que buscam uma configuração de desktop aprimorada.

No centro da experiência com a Aether Monitor Light Bar está a tecnologia Razer Chroma RGB. Assim, seus LEDs voltados para trás podem projetar efeitos de iluminação únicos contra as paredes, criando uma experiência visual mais imersiva. Além disso, a partir das mais de 16,8 milhões opções de cores e infinidade de efeitos de iluminação, a integração do Chroma RGB transforma qualquer espaço em um ambiente dinâmico e reativo aos games, elevando a atmosfera geral do ambiente.

Desenvolvida para complementar o tamanho e curvatura da maioria dos monitores, a nova barra de iluminação oferece ainda um mecanismo de montagem seguro e adaptável – uma filosofia de design que se estende à sua interface de usuário com controles sensíveis ao toque para interação contínua. Assim, os usuários podem modificar facilmente o brilho, a temperatura de cor e os efeitos Chroma, tornando a personalização simples e intuitiva.

Otimizada pelo novo padrão universal de conectividade de casas inteligentes, a Aether Monitor Light Bar foi projetada para funcionar com todos os outros dispositivos e controladores de casas inteligentes compatíveis com o padrão Matter. Os usuários também podem ajustar configurações e criar rotinas automatizadas a partir do aplicativo Razer Gamer Room, uma ferramenta simples e poderosa que integra dispositivos em um ecossistema totalmente integrado.

A Razer Aether Monitor Light Bar complementa a linha Razer Gamer Room revelada na RazerCon 2023, que inclui a Aether Lamp Pro, Aether Lamp, Aether Light Bulb, Aether Light Strip e Aether Light Strip Extender. Os visitantes da CES 2024 podem experimentar a linha de produtos Gamer Room no estande da marca ou online durante a transmissão ao vivo para a comunidade.

Assim como a linha completa Razer Gamer Room, o Razer Aether Monitor Light Bar estará à venda no mercado internacional a partir de março de 2024 pelo site oficial da Razer ou nas lojas físicas RazerStore e varejistas parceiros. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do produto no Brasil.

Razer mantém compromisso de metas e conquistas em sustentabilidade

A sustentabilidade continua sendo um ponto central de todas as operações da Razer, e a CES 2024 testemunha passos importantes da marca em direção a um futuro mais sustentável. Dois anúncios importantes destacam o compromisso da empresa em minimizar o impacto ambiental de todas suas operações, desde a obtenção de matérias-primas e fabricação até a administração e gestão de escritórios.

A partir de 2024, todos os novos periféricos da Razer para PC incorporarão materiais reciclados. O compromisso abrange qualquer lançamento de produtos nas categorias de mouses, teclados e headsets na icônica cor preta da Razer, e faz parte de um plano a longo prazo para introduzir materiais reciclados em todos os demais produtos.

A iniciativa já foi testada em dois produtos em linha: o DeathAdder V2 X HyperSpeed, que conta com 40% de materiais reciclados, e o Ornata V3, com pelo menos 20% de materiais reciclados. Graças aos esforços da Razer, ambos os periféricos receberam a cobiçada validação de conteúdo reciclado UL2809, uma certificação de rótulo ecológico verificada de forma independente pela UL Solutions, líder mundial em testes, inspeção e certificações. Além de utilizar materiais reciclados, a marca também está experimentando ampliar a quantidade dessas matérias-primas, minimizando ainda mais o impacto ambiental no final da vida útil de cada produto.

O segundo anúncio da Razer relacionado a sustentabilidade dá sequência ao que foi apresentado na conferência online RazerCon 2023, quando a marca revelou ter submetido à UL dois produtos para validação da primeira Declaração Ambiental de Produtos do mundo. Agora, a empresa tem o prazer de anunciar que tanto o Basilisk V3 Pro quanto o Basilisk Ultimate são os primeiros produtos eletrônicos de consumo do planeta a receberem tal certificação.

A Declaração Ambiental de Produto permite que os consumidores tomem suas decisões de compra mais bem informados, já que podem acompanhar dados sobre o rastro de carbono, o uso de água, de minerais e de recursos fósseis nas embalagens desses itens. Ao longo dos últimos anos, a Razer tem se destacado por oferecer aos jogadores produtos inovadores, de alta qualidade e alto desempenho, ao mesmo tempo em que atendem aos rigorosos padrões das Regras da Categoria de Produto. A marca tem o objetivo de continuar investindo nessa frente com cada vez mais produtos sendo submetidos a certificações no futuro.

Atualizações sobre o Razer Axon, novo Synapse e app Chroma em Beta aberto

A Razer na CES 2024 também mantém sua tradição em excelência de software e anuncia aprimoramentos em seu portfólio. As novidades têm como foco o aprimoramento da experiência do usuário e a expansão de funcionalidades, em linha com a abordagem inovadora da marca em relação às tecnologias para jogos.

  • Novo Razer Synapse disponível em Beta Aberto: Revelado na RazerCon, o novo software Razer Synapse já está disponível. A versão atualizada do app oferece desempenho até 30% mais rápido a partir de uma arquitetura multi-thread reformulada. A versão beta conta com interface simplificada, opções de personalização superiores e pode ser baixada diretamente do site oficial da Razer.
  • Expansão do Chroma Generate com IA do Razer Axon: O Axon Create, plataforma que permite aos usuários criarem seus próprios papéis de parede e a adicionarem a eles efeitos Chroma, foi incorporado ao Razer Axon e está cada vez mais aprimorado. Além do uso de Inteligência Artificial para criar as artes em alta resolução e otimizá-las automaticamente para o modo paisagem, o software agora conta com a expansão de Inteligência Artificial Chroma Generate, que dá aos usuários a possibilidade de aplicarem efeitos RGB Chroma correspondentes a qualquer imagem da extensa biblioteca de papéis de parede do Axon, criando assim uma experiência visual e de iluminação sincronizada. Os jogadores podem explorar todas as possibilidades do Razer Axon em Razer.com.
  • Aplicativo independente Razer Chroma e iluminação dinâmica do Windows: Também incluída no Beta Aberto, a Razer apresenta um novo aplicativo independente do Chroma, uma solução completa para todas as necessidades de personalização RGB Chroma. Este software permite que os usuários apliquem facilmente efeitos rápidos ou usem o Chroma Generate para adicionar efeitos de iluminação a imagens pessoais. O aplicativo standalone do Chroma pode ser baixado aqui.

Sempre em busca de superar os limites da inovação tecnológica para jogos, a Razer permanece na vanguarda da indústria, proporcionando aos seus consumidores experiências que dão novas possibilidades ao futuro dos jogos. Para mais informações sobre os anúncios da Razer na CES 2024, visite o site oficial.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.