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3 dicas valiosas para ganhar dinheiro com publicidade nativa

Existe um sonho compartilhado por milhares de internautas: fazer dinheiro na internet. Por mais que o caminho não seja dos mais simples, existem diversas alternativas para aqueles que desejam encontrar no mundo online uma forma de ganhar a vida. Nessa lista de opções, a publicidade nativa surge como uma das melhores alternativas.

 

Antes de entrar em detalhes práticos, é preciso explicar o que é a publicidade nativa e qual o seu conceito. O mundo mudou, a forma de consumir também e o marketing teve que buscar novas formas de alcançar, dialogar e convencer os consumidores.

 

Os banners foram — e para alguns, ainda são — a melhor forma de “roubar” a atenção dos internautas. Porém, assim como um comercial de televisão no meio do filme, ter um pop-up ou uma imagem piscando e saltando pela tela é desagradável. E os usuários rapidamente aprenderam a se livrar disso com os famosos “Ad-blocker”.

 

A publicidade nativa nasce precisamente da necessidade de conquistar clientes com conteúdos relevantes que geram valor para a marca e, ao mesmo tempo, não interrompem a experiência online do usuário. Para isso, são criados anúncios naturais que se adaptam perfeitamente à plataforma em que será divulgado.

 

Uma empresa que busca anunciar um novo celular, por exemplo, buscará portais especializados para estabelecer uma parceria de divulgação, bastante similar com os programas de afiliados. Nos portais escolhidos serão divulgados conteúdos totalmente integrados ao estilo de escrita e design do site, transformando-se em um conteúdo natural daquele canal.

 

Preparando o terreno para lucrar com publicidade nativa

 

Agora que já conhecemos o conceito da publicidade nativa, podemos ampliar o tema e descobrir como ganhar dinheiro com ela. Ao se tratar de conteúdos relevantes ao público, os anúncios serão sutis e informativos, prezando pelo diálogo que se abre com o consumidor e, principalmente, pelo valor que agrega ao anunciante. Tais características abrem uma infinidade de possibilidades.

 

1)   Entre no sistema

 

Como vimos anteriormente, a publicidade nativa é baseada em adaptação ao canal de difusão. Por isso, se você tem um site, um perfil popular nas redes sociais, um canal no YouTube ou, até mesmo, um blog, procure empresas especializadas em captar publishers para os anunciantes.

 

Um bom exemplo disso é a Taboola, uma especialista em publicidade nativa, a empresa opera nas duas pontas, com anunciantes e publishers. Para o segundo grupo, são oferecidos conteúdos relevantes que engajam o público e também são capazes de atrair novas audiências.

 

Todo conteúdo é monetizado e gera receita. Por exemplo, se um site conta também com canal no YouTube é possível realizar ações nos dois canais e conseguir aumentar os ganhos com a publicidade nativa.

É fundamental ressaltar que esse tipo de promoção é valiosa para os publishers, pois não é invasiva e está totalmente formatada para encaixar no conteúdo da plataforma sem parecer algo estranho e intrusivo para os usuários.

 

 

2)   Identifique o seu público e crie o seu segmento

 

Num ambiente tão vasto como a internet, atuar em um nicho específico é o caminho mais curto para o sucesso. Os melhores canais conhecem dados demográficos chave sobre os seus visitantes, como idade, gênero, poder aquisitivo, região em que vivem.

 

Com essas informações é possível identificar quais são os principais interesses dessa audiência e direcionar publicidade relevante para os usuários. Normalmente, cada canal já é um segmento por si só, no entanto, é preciso estabelecer qual será o melhor conteúdo para gerar relevância e engajamento, palavras-chave na internet atual.

 

Essas informações somadas aos dados de visitantes únicos, páginas visitadas, duração da sessão, entre outros, serão o cartão de visita para conseguir receber publicidade nativa de grandes anunciantes e lucrar com isso.

 

Como já foi apontado, ao receber anúncios nativos, o canal foca em seguir oferecendo experiências de qualidade para o seu público, algo fundamental no fortalecimento da relação entre a plataforma e o seu público. Afinal, alguém que busca uma receita de bolo não tem o menor interesse num anúncio automotivo, por exemplo.

 

3)   Diversidade é a chave

 

Essa dica não é contrária à anterior, na verdade, é um desdobramento. Dado que as formas de consumir conteúdos na web são diversas, muitos sites apostam em uma proposta multicanais, ampliando os pontos de contato com o público. Um exemplo disso seria um blog que também conta com um podcast e um canal no YouTube.

 

Ao abrir novas frentes de contato, a audiência crescerá e a relevância do veículo também. Além do mais, contar com formas variadas de distribuir a mensagem também aumenta a faturação com publicidade nativa, desenvolvida para adaptar-se ao canal e o design do publisher, o conteúdo pode ser criado em texto e vídeo e ampliar o alcance e os resultados.

 

Nesse ponto, vale ressaltar que não basta estar em todos os canais; também é preciso manter a qualidade do conteúdo e pensar as ações para cada plataforma. Afinal, um seguidor do Instagram espera um formato, enquanto o leitor do blog, deseja outro. É preciso manter a excelência para crescer com qualidade.

 

Essas são as principais dicas para quem busca uma forma de aumentar a arrecadação do seu canal online. Monetizar conteúdos de qualidade, que não atrapalhem a experiência dos usuários é uma oportunidade de ouro para ganhar dinheiro e seguir crescendo.

 

A publicidade nativa aparece como uma forma de ganhar dinheiro na internet honestamente, sem perder a identidade do veículo e oferecendo conteúdos relevantes para o público. Afinal, o publisher recebe a peça publicitária pronta e completamente preparada para ser parte do veículo, sem causar estranhamento.

Com o mapa em mãos, é hora de começar a aplicar os conselhos e ganhar dinheiro fazendo publicidade nativa. Mãos à obra!