33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

Site ajuda a calcular o quanto você pode pedir de reembolso de ICMS

A PROTESTE acaba de lançar uma ferramenta que consegue calcular o quanto o consumidor pagou a mais na conta de luz devido à cobrança indevida do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Chamado de Simulador de ICMS, tudo que o usuário precisa fazer é dizer o valor de gasto mensal, o Estado e a companhia elétrica. A plataforma rapidamente mostra o quanto você pode pedir de reembolso.

Segundo os cálculos obtidos por meio do simulador, um cliente da Companhia Elektro (SP), que pagou R$ 200 na conta de luz nos últimos meses, poderia obter uma restituição de R$ 1.785. O valor cobrado a mais na conta de luz representa em média 13% do total da fatura. A alíquota do ICMS pago por ele foi 25%.

Leia mais
PROTESTE lança plug-in que ajuda o consumidor a economizar na hora de fazer compras online
“Velocímetro” mede a real velocidade da sua internet fixa e calcula o quanto você perde em dinheiro
Estudo indica melhor operadora de celular do Brasil; nenhuma delas obteve nota alta em satisfação

Nos últimos anos, vêm sendo incluídos na base de cálculo do ICMS os valores relativos às Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) e de Transmissão (TUST). No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o ICMS destacado na fatura só pode incidir sobre os serviços diretamente prestados, não podendo ser cobradas tais taxas.

Essa cobrança indevida abrange todos os Estados e distribuidoras de energia. O simulador da PROTESTE, inclusive, consegue calcular o reembolso que pode ser cobrado de 36 companhias elétricas – o que atende cerca de 95% dos municípios do País, de acordo com dados oficiais. Vale ressaltar que é o próprio consumidor que deve ir atrás de seus direitos.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas