Dicas
Veja 5 dicas para prolongar a vida útil do celular
- Créditos/Foto:https://depositphotos.com/br/in
- 04/Janeiro/2024
- Da Redação, com assessoria
*Por Felipe Moraes // Com o passar do tempo, os smartphones começaram a ter um papel mais significativo na vida das pessoas. Seja como ferramenta de trabalho, seja como meio de comunicação, já não é comum sair de casa sem conferir se o queridinho eletrônico está ao alcance das mãos.
Só que cuidar de um aparelho começa no minuto em que ele é tirado da caixa. É preciso se atentar ao manual de cada fabricante e suas especificações. Principalmente, quando o assunto é a bateria – a parte que mais requer cuidado a longo prazo. Existem também outros hábitos que podem minimizar os efeitos da técnica da obsolescência programada – que é quando um produto vem de fábrica predisposto a parar de funcionar após determinado período.
Por isso, a seguir, há sete dicas que valem a prática para que o smartphone desfrute de mais momentos ao lado da pessoa que apostou em seu potencial.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies
1. Cuidado dobrado com a bateria
É necessário fazer recargas completas e com uso de acessórios originais e de qualidade para que a bateria dure mais. Além disso, o ideal é nunca deixar para carregar o aparelho quando a carga zerar, porque isso pode reduzir sua vida útil e a capacidade de reter energia.
Se quiser economizar bateria, também vale se atentar para o brilho da tela e para muitos aplicativos rodando simultaneamente no aparelho.
2. Evite deixar o armazenamento cheio
Remover com certa frequência apps e arquivos desnecessários é fundamental. A falta de espaço ocasiona travamentos, lentidão e reduz tanto a performance do smartphone quanto sua vida útil.
3. Atenção aos ambientes em que seu celular repousa
Em um dia quente, não é incomum deixar o smartphone exposto ao sol. Essa atitude também pode prejudicar seu tempo de vida, devido ao superaquecimento do dispositivo. Ao levar seu celular para diferentes lugares, é essencial guardá-lo adequadamente. Isso também vale para aquela escapadinha no banheiro enquanto se toma banho, porque mesmo aparelhos à prova d’água estão sujeitos à oxidação. E, nesse caso, o vapor da água é o grande vilão.
4. Desligue o aparelho mais vezes
O simples fato de reiniciar o sistema do dispositivo com a iniciativa de desligá-lo ajuda a limpar a memória RAM e a otimizar sua performance.
5. Proteja o hardware
O uso de cases e películas fazem toda a diferença tanto na preservação estética quanto nos cuidados com o software do smartphone. Isso porque quedas, batidas e contato com líquidos podem prejudicá-lo. Comprar esses itens de boas marcas faz o aparelho sobreviver por mais tempo.
*Felipe Moraes é coordenador de operações e CX da Leapfone, startup do segmento de Phone as a Service, que permite que brasileiros tenham acesso a smartphones por meio de assinaturas de aparelhos novos.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga