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7 problemas que atrapalham o sucesso de um infoproduto

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 19/Agosto/2024
  • Bianca Bellucci, com assessoria

O mercado de infoproduto está cada vez mais amplo e competitivo – razão pela qual não basta por um produto à venda e esperar que ele seja um sucesso. É preciso pensar estrategicamente para diminuir riscos e atrair cada vez mais potenciais compradores, evitando problemas comuns que atrapalham as vendas.

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Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech que oferece a possibilidade de pagamentos parcelados por meio de boletos bancários, muitos empreendedores acreditam que o mercado digital já traz, em si, garantia de compradores, mas não é assim que funciona. “Bem como no mercado físico, qualquer negócio impulsionado no digital precisa de planejamento. Quanto mais bem pensado for, melhores as chances de conseguir resultados satisfatórios”, explica.

Entre os principais problemas que podem atrapalhar o sucesso de um infoproduto está a questão financeira. “Não adianta ter um ótimo produto e não facilitar o pagamento dele. Muitas pessoas podem até querer comprar, mas não vão conseguir. Por isso uma alternativa é diversificar, oferecendo o boleto parcelado”, afirma.

Confira sete problemas comuns relacionados à venda de um infoproduto, segundo o especialista:

  1. Produto de má qualidade: É preciso que o infoproduto ofereça qualidade e utilidade. Se for um ebook, por exemplo, precisa ser bem escrito e diagramado, contendo informações que façam diferença. “Caso contrário, não terá utilidade real para os possíveis compradores”, orienta Boesso.
  2. Falta de estratégia de marketing: Um bom infoproduto precisa de um bom marketing para comunicar a mensagem certa para o público certo. “Ninguém compra o que está escondido”, afirma.
  3. Questões financeiras e poucas opções de pagamento: Definir o preço errado, seja para cima, seja para baixo, pode afastar potenciais compradores, assim como a falta de alternativas de pagamento.
  4. Ausência de suporte ao cliente: Dificuldades na entrega do infoproduto, problemas de pagamento ou dificuldades de acesso podem frustrar os clientes e prejudicar as vendas.
  5. Concorrência ampla: O mercado de infoprodutos pode ser altamente competitivo, por isso é preciso cuidados nos detalhes para se destacar.
  6. Reputação e confiança: Se você ainda não é visto como uma autoridade no assunto, pode ser difícil convencer as pessoas a comprar seu infoproduto.
  7. Público mal-definido: Muitas vezes o problema começa na definição do público. É fundamental que o empreendedor conheça tão bem seu produto a ponto de saber exatamente para qual tipo de público ele melhor serve. “É necessário muita pesquisa, observação e análise de feedbacks”, finaliza o CEO da TMB Educação.