Apps & Software
Plataforma une especialistas em comércio exterior a empresários que querem exportar
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 07/Junho/2024
- Paquito Journey, com assessoria de imprensa
A plataforma Brasil Exportação, no ar desde novembro do ano passado, visa ser uma interface completa entre o público brasileiro interessado em exportar e os mais variados peritos no assunto. A ferramenta, que já teve mais de 50 mil acessos, disponibiliza, atualmente, mais de 600 serviços de apoio à internacionalização de empresas e tem quase quatro mil contas cadastradas.
Operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a plataforma foi idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e possui como parceiros o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Tema do novo episódio do ApexPod, o podcast semanal da ApexBrasil, a plataforma Brasil Exportação pode ser acessada por qualquer pessoa ou empresa interessada em exportação, com destaque para os pequenos e médios empresários, que encontram nessa comunidade digital um verdadeiro guia para partirem do zero até fecharem negócios no exterior.
De acordo com Juarez Leal, analista sênior da gerência da presidência da ApexBrasil e responsável pela ferramenta, as informações estão organizadas de maneira intuitiva, fácil, rápida e de simples navegação. “Logo na primeira página, o empresário encontrará, por exemplo, o calendário de eventos e os respectivos campos para que possa escolher os mercados-alvo para os quais deseja exportar, as datas e os organizadores”, aponta o analista durante entrevista no podcast.
Melhores práticas exportadoras
O portfólio de serviços da plataforma possibilita que empresas de todos os portes encontrem informações sobre as melhores práticas exportadoras, assegurando competitividade e evitando erros, para que estejam em conformidade ao operarem em outros países.
Os serviços ofertados apresentam soluções que vão desde a qualificação de empresas iniciantes no processo exportador até linhas de crédito e financiamento voltadas especialmente às pequenas e médias empresas. Há uma ampla gama de serviços disponíveis, como: estudos de mercado; mapeamento de oportunidades e riscos; processo logístico; contato de despachantes aduaneiros; precificação de produtos; respostas sobre câmbio; cursos de marketing e negociações internacionais; promoções de negócios no exterior; indicação de transportadoras para diversos países; cursos de direitos e obrigações para movimentação internacional de mercadorias; feiras apoiadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) voltadas ao setor agrícola; entre outros.
Parceiros
A rede conta, ainda, com a parceria de cerca de 150 prestadores de serviços, incluindo os Setores de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (SECOMs) do Brasil estabelecidos nos países-alvo das exportações. Eles prestam serviço personalizado a quem quer exportar, oferecendo inteligência de mercado e oportunidades de negócios.
Também entrevistado nesta edição do ApexPod, o conselheiro do SECOM de Barcelona, Luís Fernando Machado, relata que, pela plataforma, é possível obter apoio nos mais diferentes mercados internacionais. “Meus colegas estão em Singapura, na África do Sul, no Uruguai. Todos dentro dessa mesma rede. É uma maneira de quebrar fronteiras e fusos horários”, observa Machado, lembrando que cada mercado tem sua peculiaridade. “Muitas vezes o empresário tem que visualizar as barreiras que encontrará. Ele precisa adaptar o seu produto à cada cultura, avaliando se o esforço de adaptação vale a pena”, analisa.
O ApexPod sobre a plataforma Brasil Exportação está disponível a partir desta sexta-feira (7) nos principais tocadores de podcast do País. No episódio, o ouvinte saberá como acessar a ferramenta e tudo o que ela oferece, além de conferir a entrevista completa com Juarez Leal e com Luís Fernando Machado.
Sobre o Apexpod
Com o slogan “Na Apex você pode”, o Apexpod apresenta semanalmente novos episódios com histórias inspiradoras de empresárias e empresários brasileiros que, mesmo achando que era impossível, conquistaram o comércio exterior com o apoio da ApexBrasil. Cada episódio traz ainda informações relevantes sobre o universo da exportação com a participação de especialistas da empresa.
A primeira temporada começou em maio e já tem quatro episódios no ar. Acompanhe estes e os novos capítulos todas às sextas-feiras a nas seguintes plataformas de áudio: Spotify, YouTube, YouTube Music, Apple Podcasts, Deezer e Amazon Music.