Dicas
Pesquisa do Spotify mostra que músicas sentimentais podem melhorar o humor ao dirigir
Músicas tristes ou melancólicas, como “Back to Black” de Amy Winehouse, “Sorry” de Justin Bieber, e “The Winner Takes it All” do ABBA, podem ajudar a começar o dia com uma carga de energia maior. É o que afirma uma pesquisa da Ford encomendada ao Spotify e à Universidade de Nova York. A ideia era saber como ouvir música no carro afeta o humor dos motoristas. Mas os resultados foram além da expectativa.
Leia mais
10 dicas para aproveitar o Spotify ao máximo
Visualify mostra músicas e artistas mais reproduzidos em seu Spotify
Tudo o que você precisa saber sobre o Plano Família do Spotify
Os cientistas identificaram duas características-chave das músicas que influenciam o humor: a “energia”, batida e tempo do som, e a “valência”, sua profundidade, emoção e sentimento. Juntos, esses elementos podem servir como um tônico para animar até a viagem mais monótona.
Durante o estudo, motoristas de vários países da Europa ouviram listas de músicas selecionadas com diferentes combinações de “energia” e “valência”. O seu humor foi conferido por meio de questionários respondidos imediatamente antes, depois e em intervalos de uma hora ao volante.
As trilhas com uma batida energética e alegre, com “alta valência”, funcionaram bem, mas as músicas tristes, usando a escala menor de notas musicais, com “baixa valência”, mostraram a mesma popularidade.
“Esse estudo mostrou que não só músicas pop felizes e energéticas funcionam de manhã. Quando analisamos as playlists de motoristas, descobrimos que muitas tinham um número alto de músicas melancólicas”, revela Koppel Verma, do Spotify, que assessorou o projeto. “Pesquisas anteriores mostraram que a viagem da manhã é um período importante. Agora, podemos usar nossos dados para ajudar o motorista a preparar seu humor para o resto do dia.”
A playlist ideal para dar um gás de manhã está disponível no Spotify. Clique aqui para conferir a lista completa preparada a partir do estudo e animar seu caminho.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas