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Presença digital: empreendedor deve ter perfil pessoal e profissional?

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 12/Agosto/2024
  • Bianca Bellucci, com assessoria

Com o alto volume de pessoas conectadas nas redes sociais em todo o mundo, a discussão sobre a necessidade de estar presente no universo online se tornou essencial para grandes empresas e empreendedores. Segundo dados da Hootsuite e WeAreSocial, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam as mídias atualmente em todo o planeta. No Brasil, são mais de 150 milhões usando as redes, o que representa cerca de 70% da população.

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Embora ainda haja uma parcela da população desconectada, a chance de um negócio ser conhecido por mais pessoas aumenta no ambiente digital. Isso eleva a possibilidade de vendas de produtos e serviços, além da divulgação gratuita, quando ainda não é possível investir financeiramente nas redes sociais.

Atualmente, o Brasil tem ao menos 42 milhões de empreendedores, de acordo com uma pesquisa do Sebrae e da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). Portanto, a importância de criar uma narrativa consistente e uma presença forte no digital se tornou essencial.

Vantagens e desvantagens de perfis separados

Manter perfil pessoal e profissional separado oferece a vantagem de direcionar o conteúdo de forma clara para o público-alvo específico. Segundo Daiane Milani, especialista em branding, que já trabalhou a marca de mais de 500 empresas ao redor do mundo, tudo depende da estratégia e dos objetivos. “Se o foco for expandir a marca pessoal, não vejo razão para ter duas contas. No entanto, se a meta for desenvolver a marca corporativa, então faz sentido ter dois perfis”, relata.

A especialista comenta sobre as vantagens de ter dois perfis, como a possibilidade de afunilar muito bem e direcionar de forma clara e objetiva o conteúdo para o público-alvo, evitando confusão sobre a finalidade da conta. “Isso é particularmente útil para evitar a mistura de mensagens pessoais e profissionais, o que pode causar ruído na comunicação”, pontua.

Por outro lado, a desvantagem de manter perfis separados é que o cliente pode não sentir segurança suficiente para fazer negócios, pois verá apenas uma parte da pessoa. “O usuário vendo somente uma conta com fim profissional pode não sentir segurança suficiente para fazer negócios, considerando que verá só uma parte daquele empresário”, alerta.

Conteúdo adequado para perfil pessoal e profissional

Quando se opta por perfis separados, é importante definir claramente o tipo de conteúdo que será compartilhado em cada um. “Para perfis profissionais, o foco deve ser em conteúdos que agreguem valor e reflitam os valores e objetivos da empresa. No caso de contas unificadas, deve-se adotar uma abordagem estratégica e intencional. Para evitar confusões na comunicação, é importante traçar os valores que serão abordados, de acordo com quem o cliente é e como será a sua linha editorial”, finaliza Daiane.