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A importância de um perfil assertivo no WhatsApp Business
- Créditos/Foto:https://depositphotos.com/br/in
- 26/Fevereiro/2024
- Da Redação, com assessoria
Aplicativo queridinho dos brasileiros, o WhatsApp é utilizado por 197 milhões de usuários do País, segundo a Meta. Tal popularização ampliou a finalidade da plataforma para além da troca de mensagens pessoais. De acordo com um estudo da Yalo em parceria com a International Data Corporation (IDC), o app também é o principal canal de comunicação comercial do Brasil, sendo utilizado por 95% das pequenas e médias empresas.
Para Victor Paschoal, diretor de marketing Latam da Clevertap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários, o WhatsApp Business é uma ferramenta indispensável para as PMEs que querem se aproximar do consumidor. “A versão comercial do aplicativo oferece uma gama de recursos que proporcionam eficiência na comunicação, possibilitando interações rápidas e personalizadas, além de oferecer ferramentas analíticas que permitem a otimização contínua das estratégias de engajamento e relacionamento com os clientes.”
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Mas como criar um perfil assertivo no WhatsApp Business? O especialista revela sete dicas. Confira!
1. Nome empresarial claro
O primeiro passo para ter um perfil assertivo no WhatsApp Business é inserir o nome da sua empresa. Pode parecer uma tarefa simples, mas é essencial que a identificação esteja clara e consistente, evitando abreviações para não causar confusão na comunicação. A dica é manter o mesmo título dos demais canais em que a marca esteja inserida.
2. Foto de perfil profissional
Use um logotipo ou uma foto clara e profissional que represente sua marca. Evite fotos pessoais ou imagens de baixa qualidade. Aqui, é possível até fazer algumas brincadeiras em datas comemorativas, incluindo, por exemplo, um chapéu de Papai Noel no logo durante o Natal ou confetes no Carnaval.
3. Descrição concisa
A maneira como você usa seu limite de 139 caracteres para descrever seus serviços faz toda a diferença. Por isso, escreva uma breve descrição da sua empresa, destacando produtos ou serviços principais. Use linguagem clara e direta, mantendo sempre a identidade da sua marca de acordo com os outros canais em que ela está inserida.
4. Informações de contato completas
Informe os horários em que a empresa está disponível para atendimento. Se possível, também ative as respostas automáticas fora do horário comercial. Outro ponto importante é incluir informações do seu negócio, como endereço, site e outras formas de contato. Isso facilita para os clientes encontrar e se conectar com você.
5. Evite linguagem informal excessiva
Embora o WhatsApp permita uma comunicação mais informal, é essencial manter um tom profissional em seu perfil e no contato com os clientes. Evite gírias ou linguagem muito coloquial, a menos que seja apropriado para seu público-alvo.
6. Atualize regularmente
Mantenha as informações do seu perfil atualizadas, incluindo horários de funcionamento e detalhes de contato. Isso porque os clientes utilizam essas informações para ter conhecimento sobre seu negócio.
7. Não se esqueça dos recursos do WhatsApp Business
Por último, não se esqueça de aproveitar os recursos da versão comercial, como mensagens automáticas, respostas rápidas e etiquetas para otimizar a comunicação. Configure mensagens de saudação e ausência de forma amigável e informativa. Além disso, use o catálogo do aplicativo para exibir seus produtos e serviços. As empresas também podem criar listas de transmissão para enviar mensagens para vários clientes ao mesmo tempo, facilitando campanhas de marketing direto e comunicação em massa.
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