Apps & Software
Outubro Rosa: bots podem ser aliados na conscientização
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 22/Outubro/2024
- Bianca Bellucci, com assessoria
Anualmente, o mês de outubro ganha a cor rosa. Essa é a característica da campanha contra o câncer de mama e, recentemente, de colo de útero, no Brasil. A doença atinge milhares de mulheres, por isso a conscientização deve fazer parte da rotina das instituições. Nesse sentido, a tecnologia dos chatbots pode ser grande aliada na disseminação do tema.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Qual a importância do Outubro Rosa para as mulheres brasileiras?
O Outubro Rosa é um movimento internacional, o qual acontece desde 1990. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o principal tipo entre as mulheres do mundo todo. No Brasil, desde 2018, a campanha tornou-se obrigatória, pois, por meio dela, as pessoas podem compreender os riscos e buscar a avaliação precoce. Afinal, através dessa descoberta existe a chance de 90% de cura. Segundo a instituição de saúde, no País, foram estimados 73.610 casos novos em 2023, com um risco estimado de 66,54 diagnósticos a cada 100 mil mulheres.
Para essa busca por cuidado tornar-se ainda mais eficiente, outras partes do mundo corporativo devem participar. “A divulgação desse tema não deve partir apenas de órgãos públicos ou de saúde. Certamente as empresas de diferentes áreas entram em contato com mulheres diariamente. Logo, podem sim fazer parte desse movimento para ampliar o alcance das informações”, ressalta Flávia Prado, customer success manager Total IP.
Uso de bots nos canais de comunicação podem intensificar a campanha Outubro Rosa
Além de auxiliar no avanço dos diagnósticos e tornar o tratamento cada vez mais efetivo dentro dos hospitais, Flávia explica como os canais de comunicação das empresas públicas e privadas podem entrar nessa ação. “As companhias conseguem utilizar da troca com o cliente, por exemplo, para reforçar a importância do exame médico e a busca por conhecimento relacionado ao carcinoma”, diz a especialista.
Nesse sentido, segundo a gerente, a aplicação dos bots, mecanismo responsável por interagir automaticamente nos meios de conversação, mostra-se um agente contra o câncer. “Ao incluir essa tecnologia nas plataformas de mensagens ou nos telefones, eles podem passar uma mensagem rápida e assertiva a quem está do outro lado. Assim, o indivíduo toma consciência e pode ser um incentivo para buscar a devida orientação médica”, argumenta.
Nas instituições de saúde, o uso dos bots pode tornar a campanha mais produtiva
Quando se trata de atendimento, a agilidade na assistência conta muitos pontos. De acordo com a representante da Total IP, os bots conseguem ampliar a eficiência no suporte das mulheres em postos de saúde, clínicas e hospitais. “A ferramenta pode ser personalizada para atender diretamente essa campanha. Logo, os indivíduos com o desejo nessa assistência, conseguem acessar precisamente a agenda de exames e consultas, receber lembretes e materiais educativos. Assim como o robô pode responder as principais dúvidas automaticamente, sem encaminhar para um especialista”, finaliza Flávia.