Tags

Compras

Android vs iOS: motivos para optar por um celular do robô

Créditos: DepositPhotos
28 julho, 2023
Da Redação, com assessoria

*Por Felipe Moraes // Rivais de peso no mercado mobile, os sistemas operacionais Android, da big tech Google, e iOS, da reluzente maçã, apostam em abordagens diferentes e conquistam a preferência de muitos usuários que não cogitam mudar de lado nessa polarização. Vantagens e desvantagens à parte, na corrida pelo domínio na área, o Android é tido como mais customizável, permitindo a instalação de apps que estão fora da Play Store, por exemplo, enquanto o iOS restringe esse acesso, oferecendo um ambiente mais seguro e privativo.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

Hoje, de acordo com o StockApps.com, sete em cada dez smartphones são operados com o sistema do Google e dois dos três restantes provavelmente são movidos pelo da Apple. Ocasionalmente, um desses três usará um dos outros sistemas operacionais menos conhecidos. Diante desse cenário de predileção, até mesmo o magnata Bill Gates, co-fundador e ex-executivo da Microsoft e uma das figuras mais influentes no mundo da tecnologia, já revelou em entrevista que prefere o Android ao iOS.

Mas, se você está com dúvida entre as duas plataformas para escolher seu telefone, trago alguns pontos que vão ajudá-lo a optar por um Android.

1. Usabilidade

A possibilidade de customizar a aparência e as funcionalidades consideravelmente maiores no Android é um dos pontos fortes da plataforma do Google. É possível alterar praticamente tudo na tela inicial, como escolher fontes de menus, além de adicionar widgets e atalhos. Em alguns modelos, há a opção de modificar todo o tema do celular. Além disso, o sistema foi criado com código aberto. Ou seja, ponto crucial para quem procura por vantagens para o desenvolvimento de aplicativos.

2. Variedade de apps gratuitos

Como o Android é de código aberto, é comum encontrar aplicativos gratuitos no Google Play. Trata-se de uma das melhores vantagens para se optar por um Android. Enquanto o sistema do Google tem quase 3 milhões de apps gratuitos para toda a comunidade, o iOS mal chega a 2 milhões.

3. Diversidade e versatilidade

Outra vantagem é que grandes fabricantes de celulares aderiram ao Android, como Samsung, Motorola e Xiaomi. Isso permite que o usuário conte com mais opções no mercado. Há, por exemplo, diferentes ofertas que privilegiam câmeras para fotos e vídeos, modelos com carregamento rápido, opções à prova d’água, e muito mais. Isto é, cada fabricante tem seus pontos fortes, e o consumidor escolhe qual mais lhe convém.

4. Bateria duradoura

Mais um atributo favorável de alguns smartphones com Android diz respeito à boa vida útil da bateria e à carga rápida. Para se ter uma ideia, existem opções que ficam até três dias longe da tomada.

*Felipe Moraes, coordenador de operações e CX da Leapfone, startup pioneira no conceito de Phone as a Service e na oferta de smartphones como novos por assinatura.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.