Apps & Software
Opera lança navegador Opera One para iOS
- Créditos/Foto:Divulgação/Opera
- 13/Agosto/2024
- Bianca Bellucci, com assessoria
A Opera está lançando hoje (13) o Opera One para iOS. O navegador principal com tecnologia de IA para iPhone apresenta a estética do navegador Opera One para desktop, juntamente com uma interface móvel em tela cheia e comandos de usuário simplificados.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Navegação intuitiva e nova aparência
A Opera introduziu um novo estilo de navegação com o Bottom Search, que move a barra de busca para a parte inferior da tela. Especialmente útil em movimento, permite que os usuários utilizem seus dispositivos mais facilmente com uma mão. Agora, os usuários do Opera para iOS podem alternar entre três estilos de navegação – Navegação Padrão, Botão de Ação Rápida e Bottom Search – para encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades.
O Opera One para iOS também vem com uma funcionalidade de busca reformulada, que simplifica e acelera a navegação. Quando um usuário começa a digitar uma pesquisa, novas sugestões oferecem a conclusão de uma palavra ou a próxima palavra mais correspondente. Com base em um conjunto de palavras-chave preditivas, essas sugestões permitem uma digitação mais rápida e fácil, com menos cliques.
Os usuários também têm, agora, uma nova forma de acessar a barra de busca através da funcionalidade de deslizar para buscar, na qual simplesmente deslizando para baixo ativará a barra de busca. O gesto intuitivo será familiar para os usuários de iOS, já que é o mesmo movimento usado ao buscar aplicativos em um iPhone. Projetado para maximizar o espaço da tela e minimizar distrações, o novo design do Opera One exibe os elementos do navegador com os quais o usuário está interagindo, enquanto oculta o restante.
A barra superior e a nova barra de Bottom Search, por exemplo, desaparecem quando os usuários começam a rolar em uma página – ao contrário de outros navegadores móveis para iOS, nos quais a barra inferior continua ocupando espaço na tela. Além disso, no Opera One para iOS, a cor da barra superior e da barra de status ajusta-se ao tom da página web visitada. O resultado é uma experiência de navegação em tela cheia na qual os usuários estão totalmente imersos no que está à sua frente, sem elementos extras para distraí-los.
A nova versão do Opera para iOS também substitui o antigo feed de notícias por um carrossel na página inicial repleto de notícias, placares ao vivo e dicas de produtos. “Este é apenas o primeiro passo”, diz Jona Bolin, gerente de produto da Opera. “Planejamos continuar desenvolvendo nossa visão da experiência de navegação no iOS nos próximos meses”, completa.
Experiência de navegação com tecnologia de IA
O Opera One para iOS apresenta a Aria, uma IA de navegador integrada, gratuita e ilimitada, que oferece resultados atualizados da web, além da capacidade de auxiliar em uma série de tarefas, como recuperação de informações, geração de texto ou código e consultas de produtos. Ao iniciar uma consulta com a Aria, os usuários serão levados a um chat, que pode, então, conduzi-los a um site.
Atualizada regularmente para incorporar novas capacidades, a Aria agora possui Entrada por Voz, para que os usuários de iOS possam falar as consultas em voz alta em vez de digitá-las – ideal para quando estão em movimento. E na versão mais recente do Opera para iOS, a IA possui a capacidade de gerar imagens usando o modelo Imagen2 do Google.
Os usuários precisam apenas fornecer à Aria um comando, e a IA do navegador criará uma imagem com base nele. É possível refinar ainda mais a criação até que seja exatamente o que desejam, além de copiar a foto para a área de transferência, salvá-la e compartilhá-la – ou até mesmo configurá-la como papel de parede do dispositivo.
Oferecendo uma experiência de navegação rápida e segura, o Opera One para iOS ainda fornece uma gama de recursos fáceis de usar, como um bloqueador de anúncios nativo e uma VPN gratuita.