Dicas
Opera Neon traz a experiência do desktop para o navegador; conheça
Definido como a visão do que os navegadores podem se tornar nos próximos anos, o Opera Neon é um software para Windows e Mac que vai transformar seu browser em uma experiência desktop. Para isso, ele absorve o papel de parede do computador e organiza os sites abertos em guias circulares em uma fila vertical na lateral direita da interface. Para dar um visual ainda mais fiel à intenção da plataforma, as abas aparecem com o logo ou imagens da páginas, o que as deixa com aparência de verdadeiros ícones da área de trabalho. Você pode baixá-lo aqui.
Outra característica interessante é a opção de colocar duas páginas da web lado a lado. Essa função pode ser bastante útil para estudantes e até alguns tipos de profissionais de internet que precisam trabalhar com mais de uma página por vez. Enquanto isso, a fixação em destaque dos sites mais visitados no Speed Ideal torna a experiência no Neon ainda mais prática.
Ainda com relação à interface, em sua lateral esquerda o Opera Neon mostra os atalhos para as suas principais funções e para a página de downloads. Entre as funcionalidades disponíveis está o Player, que permite que o usuário controle a reprodução de vídeos no YouTube, Vimeo, Twitter, Instagram e qualquer outro site com mídia, além de podcasts e áudios do SoundCloud. Dentro dessa mesma área, o recurso vídeo desencaixado fixa a tela de um vídeo acima de todas as outras, o que permite assistir o conteúdo em qualquer página – inclusive com o navegador minimizado.
Na mesma lateral também está a função de captura de tela, que permite ao usuário personalizar o tamanho do corte da imagem. Depois, ele salva automaticamente o corte na galeria do próprio navegador. Dessa forma, você pode simplesmente clicar e arrastar para onde quiser na internet. A função também armazena o link para ajudar o usuário a voltar para a página na qual fez a captura.
Apesar das ferramentas disponível otimizarem o dia a dia da navegação, o Opera Neon não tem suporte para extensões – o que pode ser um grande problema para parte dos usuários. Ele também não conta com VPN, bloqueador de anúncios nativo e a tão querida barra de favoritos. Mas tudo tem explicação.
Leia mais:
Explorer, Edge e Safari são os melhores navegadores para ver Netflix
Chrome é o navegador que mais consome a bateria do seu notebook
10 dicas para aproveitar melhor o Microsoft Edge
No comunicado oficial de anúncio do navegador, a Opera fez questão de deixar claro que o Neon não é um projeto para substituir o navegador Opera convencional. No entanto, a empresa planeja encorporar alguns de seus recursos mais vantajosos no Opera para computadores ainda em 2017.
Teste de qualidade
Em quase três meses de uso, a reportagem do 33Giga teve uma experiência, em sua maioria, agradável com o Opera Neon. Ele não falhou nas tarefas do dia a dia e ofereceu uma boa navegação, enquanto o Player e a tela de vídeo desencaixada otimizaram a experiência no YouTube e em sites de podcast.
Contudo, nos últimos dias de uso, o navegador começou a apresentar travamentos constantes e tão intensos que a única solução era fechá-lo. Para resolver o problema, foi preciso resetar as configurações aos padrões originais. Mas a solução não foi tão catastrófica, pois a ação não apaga o histórico, os sites do Speed Ideal e as senhas salvas no browser.
No geral, e apesar de alguns empecilhos, o Opera é um navegador satisfatório para quem procura uma opção não só alternativa, mas também totalmente diferente do convencional disponível na internet. Até o momento sem atualizações, o que resta aos usuários é esperar e ver como a Opera vai usar os pontos fortes do Neon para dar os próximos passos para o futuro dos navegadores para computador.