Dicas
Onipresente, Evernote agrada pela diversidade de funções
- Créditos/Foto:Photo credit: whatleydude via Visualhunt / CC BY
- 18/Fevereiro/2016
- Leo Alves
O 33Giga indicou há uns dias o Evernote na reportagem sobre programas colaborativos. Porém, as funções da ferramenta vão além da criação de texto, já que com ele é possível armazenar também imagens, sons, aquivos PDF e muitos outros. Além de tudo ele é onipresente, tendo versões para computadores (Windows e Mac) e dispositivos móveis (iOS, Android e Windows Phone).
A principal ideia do Evernote é criar e armazenar notas. Todas elas serão sempre salvas na nuvem, podendo ser acessada em qualquer dispositivo compatível com o aparelho. Dá para criar notas de texto, usar a câmera do celular para tirar uma foto no aplicativo, criar um lembrete, anexar algum arquivo na ferramenta e enviar um chat para outros usuários. Independente do formado, qualquer uma dessas notas (exceção ao chat) podem ser organizadas em cadernos, além de ser possível a criação de tags, tudo para tentar manter seu Evernote o mais organizado possível.
Além das ferramentas do próprio programa, existem diversos outros aplicativos que são compatíveis com o Evernote e que podem ampliar o seu uso. Um exemplo é o Scanner Pro (disponível somente para o iOS), que transforma o iPhone ou o iPad em uma escanear e pode salvar os arquivos no próprio Evernote. Mas existem diversos aplicativos compatíveis com o Evernote, como clientes de e-mail e apps para produtividade. A lista completa está neste site.
Outra função interessante é a extensão Evernote Web Clipper, disponível para os navegadores Chrome, Safari, Internet Explorer, Firefox e Opera. Com ela instalada no navegador, é possível salvar páginas da web completas com apenas um clique. Também dá para capturar a tela do navegador, e adicionar marcações e anotações no print posteriormente.
Embora seja um aplicativo gratuito, o Evernote possui versões pagas: a Plus, que custa R$ 40 por ano, e a Premium, que sai por R$ 80 anuais. As diferenças são que nas versões pagas o espaço para armazenamento mensal é maior, é possível acessar as notas mesmo estando offline e dá até para salvar os e-mails diretamente no Evernote. Porém mesmo na versão gratuita o programa agrada e pode ajudar a maioria dos usuários, com suas possibilidades quase infinitas de uso.