Apps & Software
O que é Telegram? Conheça o app de mensagens russo
Com uma interface basicona e intuitiva, o Telegram é um dos principais concorrentes do WhatsApp — prova disso é que todo mundo corre para lá quando o zap fica fora do ar. Gratuito, de código aberto e sem bugs perceptíveis, o app oferece opção de chat secreto, chamada de áudio e versão web. O mensageiro está disponível para Android e iOS.
Leia mais:
5 motivos provam que o Telegram é melhor do que o WhatsApp
Banido do Facebook, MBL vai usar o Telegram; saiba como funciona o mensageiro alternativo
Para os chats secretos, o serviço destaca que as conversas estão sob criptografia de ponta a ponta. O mais legal (e que o WhatsApp não tem) é a função de autodestruição. Nela, é possível programar um tempo de um segundo a uma semana para que o bate-papo seja totalmente destruído.
O app também permite o bate-papo em grupos com até 200 mil pessoas (imagina a bagunça) e permite a troca de imagens, vídeos, músicas, arquivos, localizações e contatos. As conversas podem ficar ainda mais animadas com os stickers, que vão muito além dos emojis. O recurso, inclusive, já existia muito antes de chegar ao WhatsApp. Para completar, o Telegram dispõe de recursos para gravar áudios e fazer chamadas de áudio e vídeo.
Se você trabalha ou estuda no computador o dia inteiro, ainda dá para usar a versão web do Telegram. Por lá, é possível utilizar praticamente todos os recursos disponíveis no app, com exceção da ferramenta de timer para destruir as conversas.
O Telegram é seguro?
O Telegram oferece alguns recursos focado em segurança. O mais básico permite adicionar uma senha para acessar os chats secretos abertos no aplicativo. Há também a Verificação em Duas Etapas, que aumenta a segurança do conteúdo compartilhado pelo app quando ele for acessado de outro aparelho. Já na área Sessões Ativas, o usuário tem acesso à todos os dispositivos nos quais o Telegram está ativo e pode desconectá-los a qualquer momento. O interessante nesse último é que ele não permite o encerramento de sessões por meio de dispositivos recém-conectados à conta.
É importante destacar que esses recursos de segurança precisam ser ativados, nas configurações, para funcionar. Outra recomendação geral é sempre manter o app atualizado para garantir que todas as questões de segurança e privacidade estejam em dia.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga