Dicas
O Google grava até o que fala no smartphone; veja o que mais ele sabe sobre você
- Créditos/Foto:Visualhunt
- 28/Setembro/2016
- Marcella Blass
Que as empresas digitais coletam dados sobre o comportamento dos usuários na internet não é segredo, mas nem sempre você sabe exatamente que tipo de informações são essas. O Google, por outro lado, mantém uma página que lista tudo o que foi coletado a seu respeito enquanto você navegava pela web conectado à uma conta da empresa ou utilizava seu smartphone Android.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Conhecida como Minha Atividade, esta página do Google organiza de forma cronológica as pesquisas por endereços, imagens e vídeos que você fez no buscador, seja ou não pelo navegador Chrome, sites que você visitou, propagandas que foram clicadas e até a gravação do áudio de suas pesquisas de voz no Google Now, por exemplo.
No Android, a gigante também registra dias, horários e vezes nas quais você abriu aplicativos baixados, como Spotify, WhatsApp, Twitter e Instagram. Mas a coleta de dados ainda vai mais fundo, e registra exatamente quando você acessou a câmera do seu smartphone, deu uma olhada na galeria de fotos, anotou um lembrete no bloco de notas ou checou o clima no app de meteorologia do fabricante do aparelho.
E caso o usuário não se sinta à vontade para compartilhar todos esses dados com o Google, em poucos cliques, é possível desabilitar a coleta de informações – basta clicar em Controle de atividade e desmarcar a bolinha azul ao lado de Atividade da Web e de aplicações.
Por outro lado, manter o registro de atividades ativos pode ajudar a garantir pesquisas mais rápidas e experiências personalizadas nas ferramentas do Google, como o Maps e o Now. Além disso, ficar de olho nessas informações pode te ajudar a reconhecer atividades suspeitas na conta e no seu smartphone que, em outros casos, passariam despercebidas.