Dicas
Nobreaks: uso evita danos a aparelhos em apagões
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 16/Agosto/2023
- Da Redação, com assessoria
Na manhã da última terça-feira (15), um apagão atingiu todas as regiões do Brasil, evento que pode ter gerado prejuízos e riscos para residências menos assistidas como televisores, roteadores, consoles de videogames e computadores danificados pela falta de energia repentina.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies
Para além dos equipamentos queimados, as oscilações e interrupções no fornecimento de eletricidade em áreas residenciais também podem impactar no trabalho de quem segue o modelo híbrido ou home office. Por isso, o uso de sistemas de energia ininterrupta (nobreaks) residenciais pode contribuir para a prevenção desses problemas.
“Quando a energia elétrica é interrompida ou quando oscila fora de níveis seguros, o nobreak começa a fornecer, instantaneamente, energia de reserva limpa por meio de baterias e proteção contra picos de tensão a equipamentos sensíveis conectados”, explica o gerente sênior de vendas de IT Channel & Commercial Industrial da Schneider Electric, Anderson Santos.
O executivo destaca que, para evitar prejuízos diante desse cenário inevitável, é primordial contar com nobreaks ou Fonte de Energia Ininterrupta (UPS, na sigla em inglês), tanto em ambientes residenciais quanto comerciais. Abaixo, o executivo lista quatro vantagens do uso desses aparelhos, principalmente, em casos de apagões:
1. Conectividade estável: quem usa nobreak, tem maior tempo de vida útil dos eletrônicos, energia limpa, proteção e estabilidade elétrica. “Isso porque sua principal função é garantir que, caso ocorra uma interrupção de eletricidade, os aparelhos eletrônicos não tenham um curto-circuito. E, ainda, garantem conectividade por mais um tempo até que a energia seja restabelecida”, explica.
2. Proteção patrimonial: por evitar que os eletrônicos queimem, os UPS também protegem empresa, profissionais em home office ou mesmo gamers de prejuízos financeiros com o conserto ou compra de novos equipamentos, além da perda de dados em data centers e produtividade da operação, o que também resulta no aumento de custos não previstos.
3. Continuidade de serviço: segundo o executivo, apesar dessa vantagem estar relacionada com a conectividade estável, a não interrupção de uma atividade por falta de energia elétrica é extremamente essencial em lojas, fábricas ou mesmo uma operação crítica, como a UTI de hospital, que não pode ter seus aparelhos desligados nem por um segundo.
4. Segurança: os nobreaks também garantem a segurança física das instalações e sistemas como um todo. “Câmeras, controles de acesso e outros dispositivos eletrônicos não funcionam sem energia elétrica e deixam os ambientes fisicamente vulneráveis. Por isso, os UPS também são vantajosos nesse sentido”, complementa Anderson.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga