Streaming
Netflix e Disney: como conectam digital ao presencial para gerar mais valor
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- 29/Dezembro/2023
- Da Redação, com assessoria
*Por Sandro Magaldi // A Netflix, gigante global de serviços de streaming, surpreendeu o mercado ao anunciar um crescimento de receitas para US$ 8,5 bilhões no terceiro trimestre de 2023, superando as projeções. Esse sucesso não é apenas resultado de uma base crescente de assinantes, que agora somam 238,39 milhões, mas também de uma estratégia inovadora que abrange muito mais do que conteúdo digital.
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Uma das iniciativas estratégicas que mais chama atenção é como a empresa está diversificando seu modelo de negócios. Além das receitas provenientes das assinaturas, a comercialização de publicidade já apresenta os primeiros resultados positivos e aponta para uma nova perspectiva para a Netflix, que está revendo o formato dos modelos de assinatura disponibilizados de olho na expansão de sua base — o que representa oportunidades de ampliação de seu estoque de anúncios.
Em outra frente, a companhia está buscando reforçar sua conexão com seus clientes proporcionando novas experiências, como a Netflix Bites, que começou a operar em Los Angeles (EUA) e tem o modelo de um restaurante temático que oferece aos visitantes uma imersão no universo dos programas e filmes mais populares da plataforma. Cada detalhe, desde o cardápio até a decoração, é cuidadosamente projetado para evocar a essência das produções da Netflix, criando uma conexão emocional mais profunda com os fãs.
Nessa mesma linha, a empresa anunciou que, em 2025, deve inaugurar a Netflix House, nos Estados Unidos. Serão espaços multifuncionais, combinando varejo, gastronomia e entretenimento. A ideia é criar um ambiente no qual os fãs possam se conectar com seus programas e filmes favoritos de maneiras inéditas. É uma experiência que transcende a visualização passiva da plataforma digital, convidando os fãs a fazer parte do mundo Netflix.
Interessante observar que, enquanto a Netflix expande seu universo para o contato presencial, sua principal concorrente, a Disney, adota um caminho inverso, aproximando-se do modelo digital da Netflix com seu próprio serviço de streaming. Esse movimento espelhado ilustra a importância da evolução constante no modelo de negócios em um ambiente de transformações rápidas e dinâmicas.
A expansão para o mundo físico representa mais do que uma nova fonte de receita para a empresa: é um movimento estratégico para fortalecer a conexão com os clientes. Ao criar espaços que oferecem experiências imersivas e produtos relacionados aos seus conteúdos, a Netflix está capturando mais valor do seu ecossistema e intensificando a relação com seu público.
Essa abordagem híbrida, mesclando experiências digitais e físicas, é um reflexo da adaptabilidade e da inovação necessárias para empresas que desejam manter-se relevantes e competitivas. A capacidade de gerar novas fontes de receita, a partir dessas interações aprofundadas com os clientes, não só fortalece a marca, mas também cria um caminho sustentável para o crescimento a longo prazo.
A lição aqui é clara: a evolução constante e a flexibilidade são essenciais para sobreviver e prosperar no mundo dos negócios modernos. A Netflix, com sua estratégia de conectar o digital ao presencial, está definindo um novo padrão de inovação e adaptabilidade no mercado de entretenimento.
*Sandro Magaldi é especialista em transformação de negócios sob os pilares de gestão estratégica, liderança e cultura organizacional, atuando como escritor, pesquisador, palestrante e conselheiro empresarial. É coautor dos best sellers “Gestão do Amanhã”, “Liderança Disruptiva” e “Novo Código da Cultura”, além de outros seis livros de negócios.
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