33Giga Tecnologia para pessoas

Ciência

NASA: curta de brasileiros é enviado ao espaço profundo; assista ao filme

A produtora Cosmic Dog, liderada pelos cineastas Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira, alcançou um marco histórico em colaboração com a NASA. Um curta-metragem criado por eles – chamado NASA’s Laser Comms Experiment Beams Second Video From Deep Space – foi enviado ao espaço profundo.

 

O filme explora temas de conexão e tem visuais do Brasil, incluindo Bahia, o maestro Jaques Morelenbaum, a atriz Moara Sacchi. A trilha sonora foi composta pelos FernandoS em parceria com o produtor vencedor do Grammy, Fernando Garibay (Born This Way) A voz de Fernando Siqueira também tem destaque na trilha.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Essa conquista inédita aconteceu durante a missão Psyche da NASA, utilizando a tecnologia de comunicações ópticas de espaço profundo (DSOC). O curta-metragem foi transmitido via sinal de laser como parte de um teste inovador de comunicação no espaço profundo.

O sinal viajou aproximadamente 470 milhões de quilômetros, marcando a maior distância alcançada por essa tecnologia, ao cruzar a órbita de Marte. Essa tecnologia tem o potencial de transformar a exploração espacial, permitindo a transmissão de dados a uma velocidade 100 vezes maior do que os métodos de frequência de rádio atuais.

Recentemente, a NASA emitiu um comunicado oficial celebrando essa conquista histórica na tecnologia aeroespacial. De acordo com a agência espacial, o sucesso desse teste é um passo significativo para o uso de sistemas de comunicação a laser, que podem revolucionar a transmissão de imagens em alta definição e dados científicos do espaço.

“Para nós, imigrantes brasileiros, é uma grande conquista participar de um projeto com a NASA, especialmente um projeto que fala sobre conexão, que é justamente o tema que estamos estudando no nosso trabalho atual sobre saúde mental”, conta Fernando Grostein Andrade. “É um privilégio ver esse projeto ganhar vida de uma forma tão inovadora.”