Carros & Mobilidade
Saiba como recorrer de uma multa de trânsito
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 06/Junho/2023
- Da Redação
Multas podem ter um valor alto e os pontos acumulados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) podem levar até à suspensão do direito de dirigir. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Setran), o excesso de velocidade é uma das principais causas de infração no país.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10
Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, lista algumas dicas de como resolver essa questão de maneira prática e rápida.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Seja ágil na solicitação
O acúmulo de pontos pode gerar suspensão da CNH, por isso, quanto mais rápida a solicitação de recurso for feita, menor a chance de perder o documento, já que o prazo para reverter ou cancelar a penalidade é de até 30 dias a partir da data em que foi recebida.
“As multas auto suspensivas, ou seja, aquelas que sozinhas podem tirar o direito de dirigir, também devem ser objeto de atenção por parte dos motoristas, pois independente da pontuação podem suspender o direito de dirigir de 2 a 12 meses. Por isso é importante recorrer antes que chegue ao ponto de suspensão”, aponta Roberson.
Saiba para qual órgão vai recorrer
É importante atentar-se ao órgão que vai recorrer. Algumas multas não são de responsabilidade do Detran, já que esse é de responsabilidade do Estado. Algumas penalidades são federais e outras municipais. Por isso, é necessário confirmar qual foi o órgão regulador para não se atrasar ou perder o prazo por ter encaminhado a defesa para a entidade errada.
Atenção aos documentos
Tenha em mãos:
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e);
- Documento de identificação pessoal do condutor ou do procurador;
- Requerimento para Recurso de Multa;
- Notificação da Penalidade ou multa por Infração à Legislação de Trânsito (MILT);
- Outros documentos comprobatórios.
A partir destes listados acima é possível dar entrada no pedido de recurso tanto pelo site do Detran da sua localidade quanto por uma empresa especializada no assunto.
Escolha um especialista
Recorrer às multas pode ficar mais fácil com a contratação de um serviço especializado.
“Um profissional garante soluções ágeis para recorrer, já que possui eficácia em elaborar uma defesa administrativa, com os documentos necessários a serem apresentados aos Órgãos de Trânsito. Esse auxílio de alguém que entende sobre direito de trânsito é de extrema valia, já que o conhecimento sobre as leis e os trâmites pode acelerar a solicitação do recurso”, afirma o CEO.