33Giga Tecnologia para pessoas

Games

Mulheres nos games: 5 brasileiras que você precisa conhecer

  • Créditos/Foto:Divulgação
  • 28/Junho/2024
  • Bianca Bellucci, com assessoria

No Brasil, 74,5% da população relata jogar e se divertir quase diariamente com games, segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB). Esse cenário favorável vem impulsionando o crescimento dos eSports no País, atraindo talentos e fortalecendo a presença feminina no universo gamer. Aqui, estão destacadas cinco mulheres que se tornaram expoentes nos jogos eletrônicos, inspirando meninas e mulheres de todas as idades e conquistando espaço nesse universo predominantemente masculino.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Natália “daiki” Vilela

Natália “daiki” Vilela, com apenas 19 anos, já é uma das melhores jogadoras de Valorant do mundo. Atuando pela Team Liquid, ela começou sua jornada nos games por influência dos irmãos, jogando títulos como WolfTeam e PointBlank. Orgulhosa de seus feitos na Cavalaria, ela destaca: “conseguimos fazer história como o primeiro time inclusivo a se classificar para o ‘closed’ do maior evento misto nacional”. Além disso, sua equipe é o atual Top 2 mundial, após serem vice-campeãs na última edição do Mundial de Valorant.

2. Malena

Uma pioneira na popularização de gameplays no YouTube, Malena é um nome fundamental no cenário digital. Conhecida como Malena010102, seu canal no YouTube, com 6 milhões de inscritos, já ultrapassou 1 bilhão de visualizações. Ao longo de mais de 10 anos, vem encantando seu público com vídeos de jogos como The Sims e Minecraft, tornando-se uma influenciadora digital, criadora de conteúdo, palestrante e apresentadora de destaque.

3. Letiltz

Letiltz, uma das streamers mais assistidas de Fortnite, conquistou uma grande comunidade com seu carisma e habilidade de comunicação. Conhecida por seu estilo autêntico e engraçado, suas lives na Twitch atraem diversos seguidores diariamente. Em 2023, se destacou entre as 21 streamers de Fortnite mais assistidas do mundo e foi indicada ao Prêmio eSports Brasil como Streamer Revelação. Sua participação na TwitchCon como representante brasileira ressalta ainda mais sua importância na comunidade global de gaming.

4. Isa Fonti

Isabelli Fontineli, ou Isa Fonti, é uma influenciadora de destaque no cenário de Free Fire. Sua ascensão veio durante sua passagem pela B4 e, após um período dedicado à maternidade, ela voltou ao cenário competitivo como jogadora do FlaSports. Ela continua a inspirar uma grande audiência com sua paixão e dedicação ao jogo, consolidando-se como uma das maiores influenciadoras de Free Fire no Brasil.

5. Ana Xisdê

Ana Xisdê é uma das maiores influencers de games do País. Nomeada quatro vezes como a Melhor Apresentadora de eSports do mundo, é também repórter, comentarista e criadora de conteúdo gamer. Nascida em Itu, São Paulo, ela já conquistou prêmios como Melhor Caster BR no Prêmio eSports Brasil e Melhor Apresentadora de eSports LATAM. Além disso, foi finalista na categoria Melhor Apresentadora no eSports Awards e tornou-se a primeira jurada brasileira dessa premiação mundial.

Mulheres nos games

A participação crescente das mulheres nos esportes eletrônicos deveria ser algo natural. Contudo, a presença delas ainda chama a atenção, tanto pelo histórico masculino no segmento quanto pelos desafios enfrentados por jogadoras, executivas e outras profissionais que lutam diariamente para tornar o cenário mais inclusivo.

A presença das mulheres nos games é algo que vem crescendo, apesar de envolver diversos desafios, incluindo a questão da equidade salarial. Para superar as adversidades, é fundamental estimular a representatividade feminina e fornecer apoio para que mais jogadoras e criadoras de conteúdo continuem em atividade.

O cenário feminino de eSports no Brasil está em constante crescimento, apesar dos desafios e preconceitos. Destacar a força das mulheres nos games é essencial para incentivar o desenvolvimento do setor e criar oportunidades para outras atletas e criadoras de conteúdo. O destaque dessas e de tantas outras que brilham no País é a melhor estratégia para o desenvolvimento contínuo do setor, criando oportunidades para que novas atletas e criadoras de conteúdo possam emergir.