Notícias
50 anos da primeira ligação de celular: relembre a história
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 06/Abril/2023
- Da Redação
Há 50 anos, no dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, ex-VP e diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Motorola, usou o Motorola DynaTAC 8000X para fazer a primeira chamada comercial de telefone celular, na 6ª Avenida em Nova York.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Foi um marco histórico para a sociedade, pois trazia a possibilidade de comunicação com qualquer pessoa, a qualquer momento, de qualquer lugar, sem depender dos telefones fixos ou ter que esperar um aviso de pager para não perder uma chamada.
“Quando fiz a primeira chamada de um telefone celular, sabia que era apenas o começo. Naquele momento, a Motorola e a indústria de celulares estavam iniciando uma revolução na comunicação”, disse Martin Cooper.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10
“Desde então, houve um número enorme de inovações fundamentais, muitas criadas pela Motorola. Os primeiros 50 anos foram apenas o aquecimento e, com certeza, ainda haverá muitos avanços que transformarão a humanidade.”
Desde o lançamento do DynaTAC 8000X, que tinha mais de 25 centímetros de comprimento e pesava quase 1 quilo, até os dias atuais, a Motorola segue trabalhando para levar inovação, com tecnologias e patentes que transformam a indústria.
Um exemplo é o primeiro RAZR V3, um dispositivo lançado no início dos anos 2000, em um momento no qual o design na indústria móvel tinha se tornado previsível. Popular por seu visual e design fino, o RAZR V3 continua sendo até hoje uma peça tecnológica icônica.
Mais recentemente, em abril de 2019, o moto z3 combinado com os moto snapTM 5G se tornou o primeiro smartphone disponível comercialmente a se conectar a uma rede 5G. Desde então, a marca tem expandido a disponibilidade e democratizado o acesso à tecnologia de velocidade ultrarrápida para aparelhos em diversas faixas de preço.
Ainda em 2019, a Motorola teve papel fundamental na criação de designs alternativos, com o lançamento do primeiro smartphone dobrável em formato flip – o motorola razr –, que possibilitou aos consumidores ter um aparelho compacto sem abrir mão das funcionalidades de uma tela grande.
Outro dispositivo que mostra o comprometimento da marca com a inovação foi o neckband, um dispositivo 5G wearable que redefiniu o papel do smartphone, possibilitando a transmissão de conteúdos a telas mais imersivas à sua volta. Recentemente, a Motorola revelou um smartphone com o conceito rollable (rolável).