33Giga Tecnologia para pessoas

Notícias

Operadoras nacionais registram queda no desempenho da internet fixa no terceiro trimestre

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 21/Novembro/2024
  • Da Redação, com assessoria

De acordo com o Ranking Minha Conexão, as operadoras nacionais demonstraram queda na performance de banda larga no terceiro trimestre de 2024. O levantamento identificou que a TIM foi o provedor com a maior redução de desempenho entre julho e setembro, com uma conexão média de 150,67 Mbps – 13,64% menor em comparação ao trimestre anterior, em que registrou 174,47 Mbps.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A Vivo, por sua vez, apresentou a menor variação no último trimestre, com uma queda na velocidade da internet fixa de apenas 1,42%. No segundo trimestre de 2024, a companhia performou uma conexão média de 215,44 Mbps e, no terceiro trimestre, alcançou índice de 212,37 Mbps.

Apesar do resultado menor em relação ao período anterior, a Vivo manteve a soberania em qualidade de internet, ocupando o primeiro lugar no ranking das operadoras nacionais pela segunda vez consecutiva. Os dados do portal Minha Conexão também mostraram que Claro, TIM, Vivo e V.tal alcançaram índices abaixo da média de velocidade de banda larga registrada no Brasil, de 219,51 Mbps.

Operadoras nacionais não estão entre provedores com internet mais rápida do País

Segundo o levantamento trimestral do Minha Conexão, os provedores regionais apresentaram as melhores velocidades de internet residencial do Brasil. A dona do maior índice no período é a Linkup Telecomunicações, com conexão média de 980,93 Mbps. Ainda, as operadoras nacionais Vivo, Claro, V.tal e TIM estão longe do topo da lista, ocupando as posições 320º, 344º, 365º e 643º, respectivamente.

Confira a seguir as cinco operadoras com as maiores velocidades de banda larga no terceiro trimestre deste ano:

  1. Linkup Telecomunicações (RS) — 980,93 Mbps
  2. Net Company Telecom (SP) — 865,74 Mbps
  3. Kasatech (BA) — 789,86 Mbps
  4. Mynet Comunicações (SC) — 783,70 Mbps
  5. Delta Fibra (GO) — 715,36 Mbps

Metodologia

O Ranking Minha Conexão é um estudo trimestral, que aponta de forma transparente e imparcial os índices de internet de provedores e municípios do Brasil. Para participar, as operadoras e as cidades devem ter pelo menos 30 testes de velocidade no período.

O ranking foi atualizado em 11 de outubro de 2024 com dados de testes de conexão residencial realizados entre julho e setembro de 2024 através do Minha Conexão no País. No total, foram analisados 2,2 milhões de medições de velocidade no trimestre.

Os destaques do levantamento estão disponíveis no relatório do Ranking Minha Conexão e os dados na íntegra estão disponíveis diretamente na página do estudo.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10