33Giga Tecnologia para pessoas

Espaço

Meteorito de Winchcombe reforça tese de que água da Terra veio do espaço

Um meteorito coletado em Winchcombe, cidade localizada no sudoeste da Inglaterra, reforça a suposição de que rochas do espaço podem ter trazido componentes químicos importantes para a Terra. Isso porque o artefato contém átomos de hidrogênio em sua composição que são bastante semelhantes aos da água encontrada no planeta.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

Em fevereiro de 2021, mais de 500g de detritos foram recolhidos de jardins residenciais, calçadas e campos depois que uma bola de fogo gigante atravessou os céus de Winchcombe. Como foram recuperados menos de 12 horas após a queda, significa que o meteorito foi pouco exposto a elementos da Terra, permitindo que mantivesse sua composição química intocada.

Para analisar os minerais e elementos do meteorito de Winchcombe, os cientistas o poliram, aqueceram e bombardearam com raio-X e laser. Isso revelou que a água representava até 11% do seu peso e que veio da parte externa do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Os resultados publicados na última quarta-feira (16 de novembro) na revista Science Advances, no entanto, são apenas uma parte das análises do meteorito de Winchcombe. Pesquisadores vão continuar estudando o artefato com o intuito de desvendar mais segredos sobre as origens do Sistema Solar.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga