Negócios
Mês do Empreendedorismo Feminino: CEOs revelam como driblam desafios
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 19/Novembro/2024
- Da Redação, com assessoria
Novembro é reconhecido como o Mês do Empreendedorismo Feminino, destacando o impacto significativo que as mulheres têm no cenário corporativo. A data, oficialmente comemorada hoje (19 de novembro), surge como oportunidade de reconhecimento global das conquistas femininas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 39% dos cargos gerenciais são ocupados por elas – um sinal positivo de avanço em direção à equidade de gênero no ambiente de trabalho.
Esse aumento na representação feminina em posições de liderança não apenas desafia estereótipos, mas também traz resultados financeiros significativos. Estudos da McKinsey & Company mostram que empresas com liderança feminina têm 34% a mais de rentabilidade. Para entender o impacto que dessas estatísticas na prática, conheça sete mulheres que ocupam cargos de liderança em empresas dos mais variados segmentos.
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Ana Laura Motta, Chief Brand Strategy Officer da MOTIM
Ana Laura Motta é Chief Brand Strategy Officer da MOTIM. Com mais de 8 anos de experiência em relações públicas e marketing digital, já desenvolveu estratégias de marca e conteúdo para mais de 150 empresas e executivos, com foco em startups, scale-ups e unicórnios. Atualmente, é responsável por liderar a área de marca e supervisionar as iniciativas de comunicação integradas e narrativas dos clientes, fortalecendo a presença e reputação no mercado.
Perguntada sobre qual é o impacto que mulheres em cargos de liderança causam no mercado e sociedade como um todo, a executiva acredita que um dos principais ganhos é a diversidade de repertório e visão de mundo. “E não falo apenas com um viés social, mas como vantagem competitiva. A combinação de diferentes visões e experiências permite soluções mais criativas para problemas complexos e uma melhor tomada de decisão”, pontua.
Camila M. Costa, CEO e sócia da iD\TBWA
Camila iniciou sua carreira na publicidade tradicional em Salvador (BA), mas foi em São Paulo (SP) que enfrentou o desafio de expandir uma agência de ativação para um mercado com maior potencial, mais complexo e competitivo. Imersa no mundo digital desde a era do Orkut, adquiriu experiência e pioneirismo em plataformas digitais, tecnologia e mídia.
Atualmente, 10 anos à frente da iD\TBWA como CEO, lidera uma agência com mais de 240 talentos, empregando uma visão de negócios que integra dados, criatividade e inovação para desenvolver plataformas de crescimento aos clientes. Com mais de 20 anos de experiência, a profissional de Comunicação e Marketing construiu uma jornada sólida e abrangente na publicidade e provocou transformações de impacto através do digital.
Segundo a executiva, o desenvolvimento de uma cultura capaz de impulsionar mulheres e gerar avanços em diversidade é um de seus principais objetivos dentro da empresa. “Estar à frente de uma agência faz com que grande parte do meu tempo seja dedicado a potencializar talentos e criar um ambiente em que as pessoas se sintam realizadas e motivadas em suas carreiras. Isso se reflete na qualidade das entregas e na forte parceria com nossos clientes”, afirma Camila.
Débora Montenegro, Diretora Geral da Geekie
Graduada em Engenharia de Produção, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e MBA pelo INSEAD (França/Singapura), atua na Arco Educação desde 2014. Também possui experiência em inteligência artificial através de seu trabalho na SkillLab. Atualmente, Débora Montenegro é Diretora Geral na Geekie.
Para a executiva, a presença de mulheres em cargos de liderança não é apenas uma conquista, mas uma necessidade para impulsionar inovação e diversidade no mercado e na sociedade. “Como Diretora Geral da Geekie, tenho a responsabilidade e o privilégio de liderar uma equipe comprometida com soluções educacionais que transformam a educação no Brasil.”
Fanny Moral, Chief Operating Officer e cofundadora da Eureka
Fanny Moral é Chief Operating Officer e cofundadora da Eureka Coworking. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, lidera as operações da empresa, assumindo a gestão completa do espaço, o desenvolvimento de novas parcerias e a organização de eventos de networking. Em sua trajetória anterior, ocupou posições nas áreas administrativa e de contabilidade, em que se destacou pela gestão de projetos e automação de processos. Já atuou em instituições como Itaú BBA, Itaú-Unibanco e Bike Tour SP. Sua experiência une conhecimento técnico e uma habilidade singular de criar conexões estratégicas, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema empreendedor em São Paulo (SP).
Fanny acredita que, apesar dos constantes desafios, lideranças femininas trazem uma perspectiva inovadora e inclusiva para o mercado. “Empreender enquanto mulher é uma jornada intensa e cheia de nuances. Apesar de estar à frente da Eureka, um negócio que criei do zero com meu marido, Daniel, ainda enfrento desafios que, muitas vezes, são específicos para nós. Desde pequenas coisas, como ter que reafirmar minha posição em reuniões e negociações, até lidar com a pressão de equilibrar as responsabilidades profissionais e familiares. Às vezes, sinto que há uma expectativa invisível para que eu ‘prove’ meu valor de forma mais constante, o que pode ser desgastante. Mas, ao mesmo tempo, esses desafios me impulsionam a ir além, mostrando que a liderança feminina traz força e uma visão diferenciada, o que ajuda a construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e humano”, afirma.
Fernanda Lacerda, Legal and Compliance Director do Pinbank
A trajetória da executiva no setor financeiro e tecnológico começou em 2011 de forma não planejada, quando entrou no mercado de pagamentos como estagiária. Esse primeiro contato despertou uma paixão pela área, motivando-a a aprofundar seus conhecimentos com um curso de Direito Digital e a mergulhar mais fundo no universo da tecnologia. Foi nesse contexto que conheceu o Pinbank, no qual busca fomentar a equidade de gênero e a inclusão, incentivando uma equipe diversa, com diferentes perspectivas, que consegue encontrar soluções para problemas antigos. Além disso, atua como conselheira em um projeto social que acolhe, cuida e qualifica jovens em situação de vulnerabilidade.
“Mulheres em cargos de liderança trazem perspectivas diversas e inovadoras, essenciais para um ambiente de negócios mais inclusivo e resiliente. No mercado financeiro, essa presença fomenta soluções criativas e eficazes, enquanto na sociedade, inspira e abre caminhos para que outras mulheres também alcancem posições de destaque, promovendo a equidade de gênero e o desenvolvimento coletivo”, afirma Fernanda.
Laila Martins, CEO do Saber em Rede
Em 2017, com apenas 24 anos de idade, Laila Martins fundou a edtech Saber em Rede, exercendo o cargo de CEO desde então. Em cinco anos, levou a empresa do zero ao valuation de R$ 50 milhões. Movida pela inovação no alcance de novos alunos e na valorização da comunidade acadêmica, ela fundou a startup com o propósito de disseminar a educação e possibilitar que pessoas empreendessem neste processo.
Ativa no ecossistema de inovação e empreendedorismo, a executiva atua desde 2020 como mentora nos programas de aceleração da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), do SEBRAE e do Inovativa. Em 2023, Laila ainda se juntou a outros empreendedores para fundar uma Venture Builder, a X5 Ventures, para fomentar o ecossistema de inovação e investimento no País.
Para a CEO, mulheres em cargos de liderança promovem uma cultura organizacional mais inclusiva e equilibrada, inspirando futuras gerações. “Essa representatividade ajuda a derrubar estereótipos e encoraja meninas a almejarem posições de destaque e alcançar voos mais altos”, comenta.
Marcela Quint, CEO da Aurum
Formada em marketing, a executiva, que está desde 2011 na Aurum, iniciou sua jornada como Design da Experiência do Usuário e, com o passar do tempo, assumiu a área de Marketing, até se tornar sócia e participar da aquisição da empresa pelo grupo Vela em 2019. Em julho de 2022, tornou-se CEO da legaltech, que tem sede em Florianópolis (SC), mas com atuação em várias regiões do Brasil. Ao longo dos últimos 12 anos, tem sido responsável por impactar mais de 100 mil advogados com produtos e com a marca da Aurum.
“Quando uma mulher assume um cargo de liderança, ela abre uma porta para outras mulheres, mostrando que é possível chegar lá. Sua presença traz uma perspectiva única e diversa à gestão, que se reflete na equipe, criando oportunidades para que mais mulheres e pessoas de diferentes perfis ocupem posições de destaque. Isso não apenas torna a empresa mais inclusiva e equitativa, mas também a torna mais inovadora e enriquecida pela diversidade de pensamentos”, comenta Marcela.
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