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10 soluções para melhorar a eficiência operacional das empresas

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 23/Agosto/2024
  • Bianca Bellucci, com assessoria

De acordo com o relatório da Deloitte, Global Chief Procurement Officer Survey 2023, 74% dos executivos de compras consideram a eficiência operacional uma prioridade crucial para o sucesso empresarial. A transformação digital é igualmente valorizada, com 72% dos profissionais destacando-a como essencial para a modernização e crescimento dos negócios. A redução de custos também permanece um foco importante, com 71% dos líderes buscando aumentar as margens de faturamento.

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Dados como esses evidenciam um compromisso com a otimização de processos e a implementação de tecnologias avançadas para enfrentar desafios e promover um crescimento sustentável dentro das empresas. Confira abaixo algumas ferramentas que ajudam nesses objetivos:

1. Gestão de ativos digitais para governança no processo de positivação e go-to-market

A Yapoli, referência em gestão de ativos digitais no Brasil, desenvolveu uma plataforma Digital Asset Management (DAM) que auxilia marcas a economizarem até R$ 7,1 milhões na produção de campanhas. A tecnologia centraliza, organiza e categoriza vídeos, fotos e documentos, dando permissões de acesso personalizadas de acordo com o cargo do usuário. Além de oferecer governança e cibersegurança, o DAM proporciona uma economia de quatro horas semanais em processos manuais, otimizando até 80% de todo o ciclo de desenvolvimento de ações publicitárias. A ferramenta ainda melhora o retorno sobre o investimento (ROI) em 200%, demonstrando como a inovação na gestão de ativos pode transformar a eficiência e a eficácia das estratégias de marketing.

2. Liquidação instantânea de transações internacionais e 50% mais baratas para empresas

A Caliza, fintech que elimina barreiras, está revolucionando o setor financeiro com soluções para liquidações instantâneas e contas digitais em dólares, ajudando negócios a economizar significativamente em suas transações internacionais. Com sua tecnologia inovadora, a fintech permite que empresas reduzam em até 50% as taxas associadas às transações financeiras. A empresa norte-americana auxilia gigantes do mercado a poupar milhões em custos de movimentações diárias, proporcionando economias significativas para os negócios.

3. Automação do ciclo de tarefas corporativas em 50%

A Aoop, consultoria capaz de solucionar a automação e aceleração de estratégias digitais das empresas, auxilia na implementação da digitalização de processos e projetos de forma intuitiva e personalizada, com foco em total experience e hiperautomação. Com soluções baseadas em IA, a consultoria é capaz de automatizar 50% do ciclo de tarefas das corporações por meio da plataforma ServiceNow, otimizando fluxos de trabalho. A eliminação de tarefas manuais e repetitivas torna as estruturas mais ágeis e eficientes, contribuindo para a redução de custos operacionais e permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas que agregam valor ao negócio, como análise de dados e tomada de decisões.

4. Capacitação tecnológica para colaboradores e empresas de todos os portes

A Alura Para Empresas oferece soluções corporativas dentro do maior ecossistema de educação em tecnologia, que une Alura, FIAP e PM3. Atuando como parceiro estratégico das empresas em projetos de capacitação e desenvolvimento de pessoas em tecnologia, a marca tem como proposta preparar equipes para as principais demandas do mercado e para a transformação digital das organizações. Com uma plataforma de mais de 1.500 cursos online, ferramentas de gestão do aprendizado, programas personalizados e cursos com titulação (oferecidos pela FIAP, com nota máxima no MEC), a Alura Para Empresas impulsiona pessoas de todas as carreiras e empresas de todos os portes e segmentos na aceleração de resultados. Mais de 5 mil organizações já aderiram às soluções de educação corporativa, como Banco Pan, Dasa, Banco do Brasil, Localiza e Suzano.

5. Gestão de despesas corporativas

Na gestão de despesas, a Conta Simples oferece a capacidade de organizar e gerenciar gastos de forma mais eficiente. Com essa abordagem, é possível alocar recursos de maneira precisa por departamento ou categoria, proporcionando uma visão clara das áreas de maior gasto e identificando oportunidades de otimização. Além disso, a Conta Simples facilita tarefas cotidianas como pagamentos de contas, cobranças e elaboração de relatórios financeiros, tornando a rotina financeira das empresas mais eficaz.

6. Programas de fidelidade, cashback e retenção de clientes

A IZIO&Co é uma solução de eficiência promocional para a cadeia varejista. Com o propósito de tornar o varejo mais fácil e rentável, a startup atua oferecendo produtos com foco em rentabilidade, como o Cashback+, aplicativo personalizado para o varejista, além do app de cashback Mangos, que coloca a indústria em contato direto com o consumidor final. Um levantamento da empresa aponta que redes varejistas que já têm o cashback como parte da estratégia de venda têm aumento de 85% no gasto do shopper, gerando um faturamento adicional de R$ 883,4 mil a cada 1 mil clientes engajados.

7. Assinatura eletrônica para otimização das relações comerciais

A Clicksign se apresenta como uma solução estratégica para as corporações que desejam tornar seus processos mais simples, seguros e inteligentes. Suas diversas ferramentas, como assinatura eletrônica, aceite via WhatsApp e autenticações digitais, permitem que mais negócios se concretizem com agilidade, desburocracia, velocidade e boa experiência, hoje exigidas nas relações comerciais. A Clicksign ajuda na concretização e formalização de milhões de contratos e acordos todos os anos, facilitando a relação entre empresas e consumidores, e impulsionando os negócios em direção a geração de receita por meio de uma solução 100% digital.

8. Inteligência fiscal para automação de processos tributários

A Systax é uma empresa pertencente ao grupo global Vertex e, desde 2011, desenvolve soluções tecnológicas voltadas para o mercado tributário. Atualmente, a companhia se destaca pelo alto conhecimento das regras tributárias brasileiras, que recentemente sofreram mudanças com a Reforma Tributária. Contam com uma base de mais de 28 milhões de regras fiscais, nas quais, quando combinadas, geram e monitoram mais de 3,5 bilhões de itens de seus clientes – facilitando processos para empresas e garantindo melhor planejamento tributário. Uma das principais soluções oferecidas pela Systax é o motor de cálculo tributário, no qual, somado ao vasto conhecimento da marca no sistema SAP, contribui para automatizar a tributação das operações de empresas. Esse processo garante mais segurança e assertividade no processo, visto que minimiza os riscos de recolhimento maior de impostos ou de autuação em caso de fiscalização. Também colabora para aumentar a produtividade da área de compliance dos clientes.

9. Escritórios flexíveis para otimização de recursos com foco no core business e inovação

Com o mercado imobiliário corporativo aquecido e a alta no preço dos aluguéis, a Eureka Coworking, uma das principais redes globais do setor, se destaca como solução estratégica para negócios que buscam impulsionar sua eficiência operacional. Em média, empresas que utilizam espaços de coworking economizam até 22% em custos operacionais, como facilities e manutenção, se comparado ao aluguel de um escritório tradicional, de acordo com a Deskmag. Essa economia permite que as companhias invistam em inovação e foquem no core business, cultivando um ritmo de crescimento sustentável e sem burocracias. Além disso, a rede oferece contratos flexíveis, ambiente colaborativo, que estimula a troca de ideias e networking, e a agilidade necessária para que as marcas se adaptem às mudanças do mercado.

10. Aplicativo de trabalho sob demanda para alavancar vendas do e-commerce

A startup Mission Brasil é uma das maiores plataformas de digital outsourcing (B2B) e renda extra (B2C) do País. Com mais de 800 mil usuários cadastrados, a ferramenta permite que empresas se conectem com pessoas que estão em busca de trabalhos sob demanda – as chamadas “missões” no aplicativo –, principalmente pensando em uma renda extra. Uma dessas missões são os shoppers (pessoas responsáveis por realizar, nas lojas físicas, as compras feitas pelos clientes nos canais digitais) e que no último ano colaboraram para gerar uma economia de aproximadamente R$ 5 milhões aos e-commerces, segundo levantamento do aplicativo. Isso porque, com o Mission, não há a necessidade de empresas contratarem funcionários ou companhias terceirizadas especializadas no serviço de shopper, algo que seria mais oneroso.