Tags

Dicas

Saiba como ter a melhor qualidade de imagem na sua TV

Créditos: Divulgação / TCL
8 fevereiro, 2024
Da Redação, com assessoria

A cada ano que passa, as TVs recebem novas tecnologias focadas em entregar melhor qualidade de imagem ao consumidor. Pensando nisso, a TCL preparou um guia para te ajudar a entender o tema e como tirar o máximo proveito das funcionalidades da sua televisão. Confira!

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

Melhor qualidade de imagem

A qualidade de imagem é definida principalmente por três fatores: resolução, contraste e paleta de cores.  Quanto maior é a resolução, melhor a qualidade de imagem. Isso significa que mais pixels são compactados em um espaço menor, criando uma imagem mais nítida e com menos distorções.

A taxa de contraste é outro fator determinante, ela se refere ao brilho em partes mais claras de uma imagem em comparação com as partes mais escuras. Quanto maior essa relação, melhor a TV poderá exibir detalhes de sombras e tons escuros em geral.

A paleta de cores de uma TV é importante pois pode afetar a forma como você percebe a imagem. Quanto mais ampla for a gama de cores que um televisor puder exibir, melhor será a precisão delas. Pequenos detalhes na cena e a experiência de profundidade de campo em vários níveis podem ser vistos na tela, por exemplo, quando a precisão aumenta.

Dicas para tirar o máximo

Para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades de seu televisor, é importante que ele esteja muito bem configurado. A seguir, algumas dicas do que fazer para garantir a melhor qualidade de imagem:

  • Tenha boas conexões: se você possui um cabo de antena ou um modem de TV a cabo antigo, isso vai afetar a qualidade da sua imagem. Esses conectores não possuem compatibilidade com recursos como o 4K, HDR ou Dolby Vision, prejudicando a experiência. Verifique também o estado do seu cabo HDMI, pois se estiver danificado poderá prejudicar a chegada do sinal até a televisão, piorando a imagem.
  • Mude a temperatura da cor: a temperatura da cor interfere nas luzes da tela. Quanto mais fria a temperatura, mais a imagem será azulada. Quanto mais quente, mais amarelada. Procure nas configurações de imagem a opção para ajustar isso e mude conforme o gosto ou conteúdo.
  • Utilize os modos de imagem pré-definidos: mudar manualmente as configurações da sua TV para deixá-la do jeito que você prefere é uma boa opção, porém, se você possui dificuldade com essas tecnologias ou não tem paciência para isso, uma boa saída seria usar os modos pré-definidos de imagem. A maioria dos aparelhos hoje possui modos, como filmes, jogos e esportes, para facilitar a vida do consumidor e oferecer uma experiência de mais qualidade, entregando uma customização conforme o que o usuário estiver assistindo ou jogando.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.