Notícias
Melhor provedor de banda larga do Brasil: Claro vence pela quarta vez
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 05/Março/2024
- Da Redação, com assessoria
O Prêmio MelhorPlano.net 2024 acabou de ser divulgado pelos sites MelhorPlano.net e Minha Conexão, revelando quais foram os melhores provedores de internet do Brasil em 2023. A sexta edição da premiação apontou a Claro como principal destaque nacional ao vencer as categorias de Melhor Velocidade, Melhor Provedor e Melhor Internet Gamer. Já é a quarta vez que a Claro vence a categoria de Melhor Provedor a nível nacional, que é a principal categoria da premiação. As nacionais Vivo e TIM também se consagraram campeãs no Brasil nas categorias de Maior Satisfação e Melhor Velocidade de Internet Móvel, respectivamente.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10
Além de ser a principal campeã nacional, a Claro também venceu em 17 estados na categoria de Melhor Velocidade; 15 no quesito Melhor Internet Móvel; 13 em Melhor Internet Gamer; seis como Melhor Provedor; e um com Maior Satisfação. A operadora regional que mais se destacou na premiação estadual foi, mais uma vez, a Brisanet, que venceu em seis estados na categoria de Maior Satisfação; três como Melhor Provedor; e um em Melhor Internet Gamer. No total, foram 1.116 provedores de internet vencedores em 3.180 municípios do ao redor do País em 2024.
Cofundador do MelhorPlano.net, Felipe Byrro diz que a cada edição do Prêmio MelhorPlano.net a empresa se empenha para entregar resultados cada vez mais completos, transparentes e que representem melhor a realidade dos consumidores. “Além de continuar com processos criteriosos para a definição dos campeões e de ter uma análise abrangente a nível de cidade e volume de provedores comparados, neste ano criamos um comitê com referências importantes do setor para validar nossa metodologia”, afirma.
Felipe conclui dizendo que “com isso, o MelhorPlano.net quer garantir que a missão de ajudar o consumidor a descobrir quais os melhores fornecedores de internet de sua região seja cumprida e ele possa tomar decisões de contratação assertivas e bem direcionadas, além de reconhecer as empresas que estão entregando os melhores serviços”.
Confira a seguir os provedores premiados em cada categoria por estado:
É possível conferir os vencedores por município no buscador de cidades disponível na página nacional do Prêmio MelhorPlano.net.
A edição de 2024 do Prêmio MelhorPlano.net 2024 divulgou ainda, de forma inédita, a performance de internet banda larga de todos os estados do Brasil junto aos resultados dos provedores campeões da premiação. Segundo os dados, a UF que mais se destacou em média de velocidade de download no País em 2023 foi o Acre*, com conexão de 363 Mbps, enquanto a pior média de performance foi de Alagoas, que registrou velocidade de 102 Mbps no mesmo período.
Veja as médias de velocidade de download, upload e latência de cada UF do País:
*Apesar de ter sido o estado com melhor performance, o Acre foi a UF com a terceira menor quantidade de testes de velocidade no período. Assim, o MelhorPlano.net e o Minha Conexão avisam que é possível que isso tenha influenciado para o destaque do estado.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Metodologia
O Prêmio MelhorPlano.net 2024 contou com 13.219.570 testes de velocidade de internet (considerando velocidades de download, upload e latência) registrados na plataforma do Minha Conexão de 1º janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023 no Brasil. Também foram consideradas 386.221 avaliações de satisfação coletadas em duas etapas: a primeira, durante o ano de 2023 no site do Minha Conexão após os usuários testaram a velocidade de internet; a segunda, na campanha de avaliação popular da premiação, que ocorreu entre 22 de dezembro de 2023 e 23 de fevereiro de 2024 no site do MelhorPlano.net.
A novidade desta edição é que o Prêmio MelhorPlano.net contou com um comitê consultivo de especialistas em Telecom e Tecnologia para avaliar a clareza, imparcialidade e transparência da metodologia da premiação. Os consultores participantes foram: Andrey Ribeiro Perez Nunes, especialista em regulação da Anatel; Jony Cruz, vice-presidente da Abramulti; Katarina Bandeira, jornalista especialista em Tecnologia do Tecnoblog; Marcio Lino, especialista consultor em Telecom; Sérgio Vinícius, jornalista e editor no site 33Giga; e Yolanda Oliveira, analista de suporte de Telecomunicações na Globo.
Para participar do Prêmio MelhorPlano.net a nível municipal ou estadual, cada provedor deveria ter no mínimo 30 testes de velocidade realizados ao longo de 2023 e ao menos 3% da amostra dos testes da região avaliada. Para definir os vencedores nacionais, foram exigidos mais de 250 testes de velocidade e 3% da amostra de testes do Brasil.
Além disso, para serem considerados elegíveis a nível nacional ou estadual, foi exigido que os provedores apresentassem market share maior do que 3% no Brasil ou no estado em que concorriam, de acordo com a Anatel. Os municípios e provedores que não atenderam aos critérios e requisitos básicos para participação, de acordo com o estabelecido pela metodologia do Prêmio MelhorPlano.net, não foram contemplados na edição de 2024, mesmo que já tenham sido premiados em anos anteriores.
No que diz respeito às regiões, cada cidade precisou de pelo menos 30 testes de velocidade computados ao longo de 2023 para participar do prêmio. Tais medidas foram estabelecidas para gerar significância estatística para a pesquisa.
A equipe do MelhorPlano.net gerou algoritmos para detectar comportamentos artificiais e eliminar possíveis tentativas de fraudes por parte de robôs. Em seguida, foi realizada uma auditoria manual para conferência do resultado em todas as regiões em cada uma das cinco categorias da premiação. O resumo da metodologia pode ser acessado através da página da premiação.