Streaming
De 1998 a 2022: o melhor filme de terror de cada ano
- Créditos/Foto:Divulgação/Universal Studios
- 31/Outubro/2024
- Bianca Bellucci
Em celebração aos 25 anos do Rotten Tomatoes, o site decidiu realizar uma série de retrospectivas. Uma delas indica o melhor filme de terror de cada ano, de 1998 a 2022. Para montar o ranking foi usada uma fórmula de recomendação própria. Trata-se de um cálculo baseado no Tomatômetro, que prioriza títulos que se destacaram entre críticos e fãs – combinado com uma pitada de amor curatorial dos editores. O resultado você confere abaixo.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
1998: Ringu – 98% de aprovação
Uma repórter decide investigar a morte misteriosa de sua sobrinha e descobre que ela foi causada por uma fita de vídeo que, quem a assiste, morre em sete dias. Curiosa, a jornalista vê o conteúdo. Quando a fita termina, o telefone toca. A partir de então, ela tem uma semana para descobrir como acabar com a maldição e salvar sua vida – e a de seu filho, que também assistiu à fita. Está disponível no Looke.
1999: O Teste Decisivo – 83% de aprovação
Outro título japonês na lista que indica o melhor filme de terror de cada ano. A trama gira em torno de Aoyama. Sete anos após a morte de sua esposa, o executivo conta com a ajuda de seu amigo, um produtor de TV, que arma uma audição para um filme afim de escolher uma nova parceira para o viúvo. Ele fica fascinado por Yamazaki, uma jovem bela e misteriosa.
2000: Possuída – 90% de aprovação
Na noite em que Ginger tem sua primeira menstruação, um lobisomem morde-a. Em questão de dias, algumas mudanças sérias acontecem com seu corpo e seu temperamento. Sua irmã Brigitte luta para libertá-la das garras do demônio, mas o comportamento selvagem da garota se torna cada vez mais incontrolável.
2001: A Espinha do Diabo – 93% de aprovação
Esta produção de Guillermo del Toro disponível via Looke se passa durante a Guerra Civil espanhola. Um menino de 12 anos é deixado em um orfanato, onde é recebido com hostilidade e violência pelas demais crianças e por um funcionário. Até que ele recebe a visita do fantasma de um menino que foi assassinado na instituição e que deseja executar sua vingança.
2002: Extermínio – 87% de aprovação
Transmitido em uma gota de sangue e com efeito devastador em segundos, um vírus mantém os infectados em estado permanente de descontrole assassino. Dentro de 28 dias, a Inglaterra está tomada e um punhado de sobreviventes inicia esforços para garantir algum futuro à raça humana.
2003: Medo – 85% de aprovação
Após passarem um tempo como pacientes de um hospital psiquiátrico, duas irmãs retornam para o lar – uma casa comandada pelo pai e pela madrasta, uma mulher cruel e obsessiva que abala ainda mais a psique das meninas. Além disso, fantasmas rondam a casa. São almas que não estão em paz. Está disponível via Disney+.
2004: Todo Mundo Quase Morto – 92% de aprovação
Shaun trabalha como vendedor e divide uma casa com seu melhor amigo. Também costuma ir sempre ao pub local, mas Liz, sua namorada, está cansada de fazer o mesmo programa. Irritada, ela termina a relação. Arrasado, ele decide beber todas, sem notar que as pessoas à sua volta estão se tornando zumbis. Está disponível via Apple TV+.
2005: Abismo do Medo – 86% de aprovação
Neste filme disponível via Amazon Prime Video, um grupo de jovens amigas resolve explorar uma caverna. O deslizamento de uma rocha, porém, deixa as garotas presas e com escassos suprimentos. À medida que cresce a tensão, elas descobrem que criaturas estranhas e malignas habitam o local.
2006: O Hospedeiro – 93% de aprovação
Na beira do rio Han moram Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Um dia surge um monstro nas águas, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. É quando, em busca da menina, os membros da família decidem enfrentar o monstro.
2007: O Orfanato – 87% de aprovação
Laura passou os anos mais felizes da sua infância em um orfanato. Agora, 30 anos depois, ela comprou o velho prédio e mudou-se com seu marido e seu filho, a fim de restaurá-lo e reabri-lo. Mas a nova casa desperta a imaginação do pequeno, que começa a contar um emaranhado de histórias fantásticas e perturbadoras.
2008: Deixa Ela Entrar – 98% de aprovação
O filme é ambientado no subúrbio de Estocolmo, em 1982. Oskar, um frágil garoto de 12 anos sempre atormentado pelos colegas de escola, sonha com vingança. Ele se apaixona por Eli, uma garota bonita e peculiar que não suporta Sol e comida. Eli dá a Oskar força para lutar, mas o menino é colocado frente a um impasse quando percebe o que ela precisa fazer para sobreviver.
2009: Zumbilândia – 89% de aprovação
A população é infectada por um vírus que faz com que as pessoas se transformem em zumbis. Poucos são os sobreviventes. Entre eles, estão Columbus, Tallahassee, Wichita e Little Rock. O problema é que a última aparenta ter sido mordida por um zumbi – o que divide o grupo sobre o que fazer. Está disponível via Max.
2010: Deixe-me Entrar – 88% de aprovação
Assim como a versão original, a adaptação norte-americana também está na lista de melhor filme de terror de cada ano. Owen é um garoto solitário de 12 anos que é alvo na escola. Quando um novo vizinho se muda para a cidade, finalmente encontra uma amiga verdadeira em Abby. A nova amizade lhe dá forças para enfrentar o bullying. Porém, a garota esconde um segredo: ela é uma vampira com sede insaciável de sangue.
2011: O Segredo da Cabana – 92% de aprovação
A jovem Jules resolve levar seus amigos Curt, Dana, Holden e Ronald para uma viagem nas montanhas, em uma cabana situada no meio da floresta, isolada de tudo. Lá, descobrem um diário antigo no porão e começam a lê-lo. Aos poucos eles acreditam estar cercados pelo sobrenatural, mas em breve vão entender que há muito mais acontecendo.
2012: Turistas – 86% de aprovação
O casal Tina e Chris embarca em uma aventura romântica nas Ilhas Britânicas. Eles passam dias felizes a bordo de um trailer, conhecendo o museu Tramway, o Viaduto Ribblehead e o museu Keswick Pencil. Mas o que começa como uma típica viagem ganha contornos bizarros à medida que os dois se envolvem em acontecimentos estranhos e violentos.
2013: Invocação do Mal – 86% de aprovação
Único título na lista de melhor filme de terror de cada ano que é baseado em um evento real. O longa se passa em uma casa mal-assombrada, para onde uma família se muda. Quando fica claro que uma entidade obscura os está perseguindo, eles chamam os investigadores paranormais Ed e Lorraine para ajudar. É possível assisti-lo via Max.
2014: O Babadook – 98% de aprovação
Viúva e traumatizada pela morte do marido, Amelia precisa lidar com os medos de seu filho pequeno, que acredita que uma figura obscura chamada Babadook deseja matá-lo. Enquanto os monstros se tornam cada vez mais reais, o filme acompanha a jornada da mãe para enfrentar uma grande exaustão emocional, entender o que está acontecendo e proteger o filho – apesar de sua dificuldade em amá-lo.
2015: Sala Verde – 90% de aprovação
Prestes a terminar uma turnê de pouco sucesso, a banda punk The Ain’t Rights recebe a proposta de se apresentar em um bar no interior de Oregon, nos Estados Unidos. Ali, eles presenciam um homicídio nos bastidores. Com o objetivo de não deixar as testemunhas escaparem, um grupo de skinheads tranca os integrantes em uma sala e pretende eliminar um a um.
2016: Invasão Zumbi – 94% de aprovação
Em um trem de alta velocidade com destino a Busan, na Coreia do Sul, um vírus misterioso começa a transformar as pessoas em zumbi. No meio dessa pandemia, pai e filha enfrentam uma jornada angustiante entre os vagões para chegarem vivos à cidade que ainda não foi afetada pelo vírus. Está disponível via Netflix.
2017: Corra! – 98% de aprovação
O melhor filme de terror de 2017 está disponível na Netflix, no Amazon Prime Video e no Globoplay. Na trama, Chris é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose, sua namorada branca. À primeira vista, o rapaz vê o comportamento excessivamente amoroso da família como uma tentativa nervosa de lidar com o relacionamento inter-racial, mas com o avançar do fim de semana, ele descobre algo perturbador.
2018: Um Lugar Silencioso – 96% de aprovação
Este filme de terror está disponível na Netflix. Em uma fazenda nos Estados Unidos, uma família é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.
2019: Nós – 93% de aprovação
Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas. O título é dirigido por Jordan Peele, de Corra!, e está disponível via Amazon Prime Video.
2020: O Que Ficou Para Trás – 100% de aprovação
Neste filme original da Netflix, um casal foge da guerra civil no Sudão do Sul e encontra abrigo na periferia de Londres, na Inglaterra. Durante a travessia de barco, eles perdem a filha pequena. Dentro da grande casa vazia, por sua vez, começam a suspeitar de que trouxeram consigo um apeth, entidade sobrenatural que deseja acertar contas com os dois sobre atitudes do passado.
2021: Um Lugar Silencioso 2 – 91% de aprovação
A sequência do título de 2018 também marca presença na lista que elenca o melhor filme de terror de cada ano. Aqui, a família Abbott precisa sair de sua antiga casa, encarando mundo afora e continuando a lutar para sobreviver em silêncio. Tudo isso, agora, com um recém-nascido envolvido.
2022: X: A Marca da Morte – 94% de aprovação
Em 1979, um grupo de jovens cineastas tem a ideia de gravar um pornô na zona rural do Texas, nos Estados Unidos. Eles decidem iniciar as gravações em uma fazenda que pertence a um casal de idosos solitários. No entanto, quando os proprietários descobrem o teor do conteúdo, uma perseguição sangrenta se inicia.