Tags

Dicas

O melhor filme de animação de cada ano desde 1998

Créditos: Divulgação/Walt Disney Studios

Em celebração aos 25 anos do Rotten Tomatoes, o site decidiu realizar uma série de retrospectivas. Uma delas indica o melhor filme de animação de cada ano desde 1998. Para montar o ranking foi usada uma fórmula de recomendação própria. Trata-se de um cálculo baseado no Tomatômetro que prioriza títulos que se destacaram entre críticos e fãs – combinado com uma pitada de amor curatorial dos editores. O resultado você confere abaixo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1998: Vida de Inseto – 92% de aprovação

Todo ano, os gafanhotos exigem parte da colheita das formigas. O problema é que Flik causou um acidente que destruiu os alimentos que seriam usados como pagamento. Agora, Hopper, o líder da gangue, está exigindo o dobro, senão a colônia será aniquilada. Para evitar o desastre, Flik tenta recrutar combatentes para defender o local. Está disponível via Disney+.

1999: Toy Story 2 – 100% de aprovação

Woody tenta salvar um brinquedo que foi parar em um bazar, mas termina por ser sequestrado por um colecionador que pretende vendê-lo a um museu japonês. Na casa do sequestrador, o caubói descobre que foi protagonista de um famoso seriado de TV e, por isso, é um brinquedo valioso. Enquanto isso, os demais brinquedos, liderados por Buzz Lightyear, partem para resgatá-lo. Disponível na Disney+, é o título mais bem avaliado na lista de melhor filme de animação de cada ano.

2000: A Fuga das Galinhas – 97% de aprovação

Em uma granja localizada no interior da Inglaterra, a maior parte das aves vive uma vida curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela. Mas a galinha Ginger busca incessantemente um meio de escapar do fim trágico que seus donos reservaram. Quando o galo Rocky surge com a promessa de ensiná-la a voar, ela se agarra à oportunidade.

2001: A Viagem de Chihiro – 97% de aprovação

Único título do Studio Ghibli que está na lista de melhor filme de animação de cada ano do Rotten Tomatoes. Na trama, Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados em porcos, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família à realidade. Assista na Netflix.

2002: Lilo & Stitch – 87% de aprovação

Esta animação disponível na Disney+ se passa em uma ilha do Havaí. Uma garotinha solitária chamada Lilo adota um bichinho de estimação e passa a chamá-lo de Stich. Só que ela não sabe que o pequeno ser é, na verdade, uma experimentação genética que fugiu de um planeta alienígena.

2003: As Bicicletas de Belleville – 94% de aprovação

Champion é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo participar da Volta da França, principal competição ciclística do país. Porém, durante a disputa, ele é sequestrado. Sua avó e seu cachorro Bruno partem então em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano, chamada Belleville.

2004: Os Incríveis – 97% de aprovação

Após o governo banir os super-heróis, o Sr. Incrível vive de forma pacata com sua família. O problema é que ele ainda sente falta dos saudosos tempos. E sua grande chance de entrar em ação novamente surge quando um velho inimigo volta a atacar. Só que agora ele precisa contar com a ajuda de toda a família para vencer o vilão. Pode ser conferido no Disney+.

2005: Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais – 95% de aprovação

O pacato inventor Wallace e seu fiel cão Gromit abrem um negócio de exterminação de pragas. Para proteger as plantações de coelhos famintos, por exemplo, eles inventam um equipamento que captura os animais sem machucá-los. O problema é o que fazer com o excesso de coelhos, que não demoram a superpovoar a casa do inventor.

2006: Paprika – 85% de aprovação

Em um futuro próximo, o Dr. Tokita inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba, psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado.

2007: Persépolis – 96% de aprovação

Marjane Satrapi acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá no Iraque, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isso faz com que ela seja obrigada a usar véu – o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

2008: WALL-E – 95% de aprovação

Esta animação disponível no Disney+ segue o robô WALL-E em sua missão de limpar o planeta Terra para que seja habitável novamente. O que o simpático personagem não esperava era se apaixonar por EVA, uma sonda enviada pela nave na qual os terráqueos vivem agora. Quando percebe, o robozinho está no espaço para viver uma aventura capaz de mudar o destino da raça humana.

2009: Up: Altas Aventuras – 98% de aprovação

Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Para evitar que isso aconteça, põe balões ao redor do imóvel, fazendo com que levante voo em direção à América do Sul. O que ele não sabia é que Russell, um menino de 8 anos, embarcou junto. Está disponível no Disney+.

Quer investir em criptomoedas de forma confiável? Clique aqui e compre na Bit2Me

2010: Toy Story 3 – 98% de aprovação

Com Andy se preparando para ir à universidade, Woody, Buzz Lightyear e o restante dos brinquedos enfrentam seu maior medo: serem esquecidos no sótão. Mas, por engano, acabam no meio-fio. Woody, o único escolhido para acompanhar Andy, percebe o erro e salva a gangue, mas o grupo acaba em uma creche com um monte de outros brinquedos. Está disponível no Disney+.

2011: Operação Presente – 92% de aprovação

O Papai Noel entrega presentes para todas as crianças do mundo. Porém, neste Natal, alguém corre o risco de ficar sem o mimo. Então, Arthur, o filho do Papai Noel, tem uma missão urgente: entregar o presente de uma garotinha o mais rápido possível. Está disponível na Netflix e na HBO Max.

2012: Detona Ralph – 87% de aprovação

Ralph está cansado de ser desprezado no seu próprio jogo de fliperama. Para ganhar a atenção do herói Felix e todos os outros personagens, o vilão tem um plano e sai em busca de uma medalha, com a intenção de provar o seu valor. Está disponível no Disney+.

2013: Frozen: Uma Aventura Congelante – 90% de aprovação

Outra opção da Disney+ que está na lista de melhor filme de animação de cada ano. Acompanhada por um vendedor de gelo, a jovem e destemida princesa Anna parte em uma jornada perigosa na esperança de encontrar sua irmã, a rainha Elsa, e acabar com a terrível maldição de inverno eterno, que está provocando o congelamento do reino.

2014: Uma Aventura LEGO – 96% de aprovação

Emmet é uma figura LEGO perfeitamente comum e seguidora das regras, que é erroneamente identificado como uma pessoa extraordinária, essencial para salvar o mundo. Ele é recrutado por uma irmandade de estranhos para uma jornada épica com a finalidade de deter um tirano – uma viagem para a qual Emmet está totalmente despreparado. Está disponível na HBO Max.

2015: Divertida Mente – 98% de aprovação

Dentro do cérebro de Riley, uma garota de 11 anos de idade, convivem várias emoções diferentes. Quando seus pais decidem deixar sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco, as emoções ficam extremamente agitadas. E uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente. Está disponível no Disney+.

2016: Zootopia: Essa Cidade é o Bicho – 98% de aprovação

Disponível no Disney+, este filme se passa em uma cidade de animais antropomórficos. Uma raposa falante se torna uma fugitiva ao ser acusada de um crime que não cometeu. O principal policial do local, uma incontestável coelha, sai em sua busca. No fim, eles vão precisar trabalhar juntos para desvendar uma conspiração.

2017: Viva: A Vida é uma Festa – 97% de aprovação

Apesar da proibição da música por gerações em sua família, o jovem Miguel sonha em se tornar um artista da indústria. Desesperado para provar seu talento, ele conhece um malandro chamado Héctor e os dois novos amigos embarcam em uma jornada extraordinária para desvendar a verdadeira história por trás da família de Miguel. Está disponível na Disney+.

2018: Homem-Aranha no Aranhaverso – 97% de aprovação

Após ser atingido por uma teia radioativa, Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker. Ao visitar o túmulo de seu ídolo, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha. É possível assisti-lo via Disney+.

2019: Toy Story 4 – 97% de aprovação

Quando Bonnie resolve levar toda a turma em sua viagem de família, Woody reencontra sua amiga Betty, que há muito tempo não via. Logo eles percebem que pertencem a mundos diferentes quando se trata da vida como brinquedo, mas descobrem que esse é o menor dos seus problemas. Você pode assistir ao título pelo Disney+.

2020: Wolfwalkers – 99% de aprovação

Em uma época de superstição e magia, em que os lobos são considerados criaturas demoníacas, Robyn, uma caçadora aprendiz, vai para a Irlanda com seu pai na tentativa de eliminar o último bando. Quando a jovem salva uma garota nativa selvagem, sua amizade a leva a descobrir o mundo dos Wolfwalkers, transformando-a na mesma coisa que seu pai tem a tarefa de destruir. Está disponível na Apple+.

2021: Flee: Nenhum Lugar para Chamar de Lar – 98% de aprovação

Flee é um documentário em formato de animação, que conta a história de Amin Nawabi. Ao fugir do Afeganistão ainda criança, ele teve que confiar em seus próprios instintos para chegar à Dinamarca, onde vive agora. Ele é um acadêmico de sucesso e vai se casar com seu namorado de longa data. Mas, segredos de um passado que ele esconde há mais de 20 anos ameaçam arruinar a vida que construiu para si.

2022: Pinóquio – 97% de aprovação

O último na lista de melhor filme de animação de cada ano trata-se de uma recriação da clássica história de Carlo Collodi feita pelo cineasta Guillermo del Toro. A história gira em torno de um boneco de madeira que, em um passe de mágica, ganha vida para trazer esperança ao coração de um homem chamado Gepeto. Este musical em stop-motion disponível na Netflix acompanha as aventuras de Pinóquio em sua jornada para se tornar um menino de verdade.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.