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Glossário de Marketing de Influência: veja principais termos do setor
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 24/Julho/2023
- Da Redação
O marketing de influência tem se estabelecido como uma poderosa estratégia para alcançar e engajar diferentes públicos de forma autêntica. De acordo com uma pesquisa sobre creators economy realizada pelo IAB Brasil e Offerwise, de junho de 2023, 79% dos brasileiros consomem algum conteúdo desenvolvido por criadores ou influenciadores digitais.
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A pesquisa sobre marketing de influência indica também 92% dos brasileiros conectados costumam aplicar frequentemente as dicas e conselhos de influenciadores. 65% dos internautas consomem diariamente conteúdos produzidos por eles.
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Para auxiliar profissionais que desejam se aprofundar nesta área em constante evolução, 33Giga e AMPLI, empresa de tecnologia de marketing de influência online, reuniram em um glossário os principais termos e conceitos de influencer marketing, fornecendo uma referência valiosa para os profissionais da área.
“Com o crescimento exponencial das redes sociais e a influência dos criadores de conteúdo, o trabalho com creators tem se tornado uma parte essencial das estratégias de marketing de muitas marcas”, pontua Matheus Braga, country manager da AMPLI no Brasil.
Confira, abaixo, as definições do Glossário de Marketing de Influência:
Alcance: Número de pessoas que visualizam o conteúdo publicado por um influenciador. O alcance pode ser medido através de impressões de posts ou visualizações de vídeos ou áudios.
Benchmarking: Processo de comparação dos resultados de uma campanha de influencer marketing com os de outras empresas do mesmo setor. Este processo também envolve incorporar os melhores desempenhos de outras empresas e aperfeiçoar métodos e táticas.
CPA (Custo Por Ação): Modelo de pagamento utilizado no marketing de influência, em que o anunciante paga ao influenciador por cada ação específica que o usuário realiza, como clicar em um link, se inscrever em uma página ou realizar uma compra.
Divulgação: Compartilhamento de um produto ou serviço por meio do conteúdo de um influenciador.
Engajamento: Medida de comprometimento e interação da audiência com o conteúdo do influenciador, expresso como uma porcentagem do número de seguidores. Essas interações incluem cliques, comentários, curtidas etc.
Follower: Seguidor de um influenciador nas redes sociais.
Guest blogging: Estratégia de divulgação de conteúdo que consiste em estabelecer uma relação ganha-ganha entre dois blogs. O Guest Blogging é uma publicação de um autor convidado em blog de parceiros, geralmente do mesmo segmento de atuação, que visa aumentar o alcance e engajamento das publicações.
Hashtag: Palavra ou frase precedida pelo símbolo “#”, que é usada para categorizar o conteúdo e facilitar sua descoberta. Quando um usuário utiliza o símbolo #, o conteúdo transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações com a mesma hashtag.
Impressão: O número de vezes que um conteúdo específico é exposto a um público. Uma impressão significa apenas que o conteúdo foi entregue ao feed de um usuário da rede social, sem levar em conta o engajamento.
Jornada do cliente: Processo de acompanhamento da jornada do usuário desde que toma conhecimento de um produto ou serviço até se tornar um cliente.
KPI (Key Performance Indicator): Indicador-chave de desempenho utilizado para medir e avaliar o sucesso de uma campanha de Marketing de influência. Os KPIs são os valores quantitativos fundamentais que medem o desempenho de uma campanha e servem como base para metas.
Landing page: Página web específica projetada para converter visitantes em leads ou clientes. Também conhecidas como páginas de captura, normalmente possuem poucos elementos e são focadas em um CTA principal.
Multicanal: Estratégia de marketing que se concentra em alcançar clientes por meio de vários canais, como redes sociais, e-mail e publicidade online.
Nicho: É formado por um pequeno número de pessoas ou empresas que compartilham características e necessidades semelhantes.
Orgânico: Refere-se ao alcance natural de uma publicação nas redes sociais, sem a necessidade de pagar por publicidade para alcançar as pessoas.
Pixel de rastreamento: Código que é inserido em uma página web para rastrear e coletar informações sobre o comportamento do usuário.
Quota de mercado: Refere-se à porcentagem de vendas de um determinado produto ou serviço em relação ao mercado global.
Retargeting: Processo de mostrar anúncios personalizados aos usuários que interagiram anteriormente com um site ou uma marca, aumentando as chances de adquirirem um produto ou serviço.
Segmentação: Processo de dividir a audiência em grupos menores e mais específicos para personalizar a mensagem e melhorar a eficácia da companha.
Taxa de conversão: Percentual de pessoas que tomam uma ação desejada, como fazer uma compra ou se inscrever em um site, após ver o conteúdo de um influenciador.
UGS: Do inglês User Generated Content, é todo tipo de conteúdo gerado pelos usuários que é usado em campanhas de marketing.
Valoração: Avaliação do valor de uma marca ou produto, muitas vezes realizada por influenciadores que podem ajudar a aumentar a percepção de valor dos consumidores. A valoração também pode se referir ao valor atribuído a um influenciador com base em seu número de seguidores, engajamento e outros fatores.
Word-of-mouth: Processo de disseminação de informações sobre um produto ou serviço por meio de recomendações pessoais de clientes satisfeitos.
Xarope de conversão: Uma técnica de marketing para incentivar a ação do consumidor por meio de incentivos.
Youtuber: Uma pessoa que cria e publica conteúdo de vídeo na plataforma do YouTube.
Zoombie: Refere-se às pessoas que não têm uma presença ativa nas redes sociais, mas que ainda assim consomem conteúdo por meio delas.