33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

Mantenha sua privacidade enquanto procura emprego na internet

  • Créditos/Foto:Visual Hunt
  • 25/Maio/2016
  • Da Redação, com assessoria

Mais do que o habito tradicional de sair às ruas distribuindo currículos de porta em porta, a internet tem ganhado muita força como canal de ligação entre quem oferece e quem procura empregos. A web deixou muito mais fácil e rápido o processo de se candidatar a vagas, já que é possível fazê-lo a qualquer hora e em qualquer lugar. Contudo, essa modernização no processo de inscrição ainda não tem total efetividade quando o assunto é segurança.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

É preciso ter atenção nos cadastros dos currículos para que suas informações não sejam usadas de forma maliciosa por pessoas mal intencionadas. Para te ajudar a não cair em armadilhas virtuais enquanto busca novas oportunidades profissionais, a Norton sugere cinco dicas de segurança para manter a privacidade online durante esse processo:

Limite as informações
Evite fornecer dados de contato muito pessoais como endereço residencial e links para as redes sociais. Para facilitar o contato com o contratante e manter a sua segurança, a dica é criar uma conta de e-mail específica para usar enquanto você busca por um trabalho, a fim de limitar as solicitações indesejadas em seu e-mail pessoal.

Seja seletivo
Escolha muito bem o local no qual você irá divulgar o seu currículo para assegurar sua segurança durante a busca por trabalho. Procure sites com boa reputação e que ofereçam uma política de privacidade. Leia a política cuidadosamente e procure um selo de privacidade como TRUST e/ou BBBOnLine.

Limite as informações pessoais
É comum que sites de emprego solicitem data de nascimento, o nome de solteira da mãe ou número da previdência social do candidato. No entanto, é necessário ter atenção ao fornecer esses dados. Na maioria dos casos, um empregador legítimo solicitará esses detalhes em um formulário a ser preenchido no próprio site, e nunca por e-mail ou em janelas pop-up. Essas informações são recursos de segurança muito valorizados que podem acabar sendo úteis para invasores que tentam roubar ou comprometer sua identidade.

Se organize
Faça uma lista de todos os lugares onde você se inscreveu para uma vaga ou publicou o seu currículo, dessa forma será mais fácil excluir o arquivo ou cadastro depois de ter encontrado um emprego. Isso vai impedir que os seus dados fiquem disponíveis e vulneráveis por muito tempo na rede.

Fique atento
Os cibercriminosos buscam constantemente por oportunidades para se aproveitar dos candidatos e enviam mensagens para enganá-los. Se a descrição da vaga parecer boa demais para ser verdade, pode ser que seja falsa. Certifique-se sempre de que a conta de mídia social do recrutador ou do empregador seja verdadeira.