Notícias
Mais de 32 milhões de senhas do Twitter estão à venda na dark web
- Créditos/Foto:The Preiser Project via Visualhunt / CC BY
- 09/Junho/2016
- Marcella Blass
Pouco mais de 32 milhões de contas do Twitter estão a disposição de qualquer comprador na dark web. Um usuário identificado como Tessa88 está ofertando um banco de dados com informações de logins com nome de usuário, e-mail e senha desses perfis pelo preço de 5 bitcoins, o equivalente a aproximadamente US$ 5.800.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Leia mais:
Site mostra se seus dados já foram vazados por hackers
Dicas para evitar que sua intimidade vaze na internet
De acordo com o LeakedSource, site que ajuda o usuário a descobrir se suas informações privadas estão disponíveis na internet, não parece ter ocorrido nenhuma falha na rede social, pois as senhas não estão criptografadas, como acontece em casos de invasão a banco de dados. “A explicação é que dezenas de milhões de pessoas foram infectadas por um malware que enviou cada nome de usuário e senha de navegadores como Chrome e Firefox para os hackers”.
Em nota, o Twitter confirmou a suspeita de malware após informar que não houve nenhum registro de invasão aos seus servidores. Grande parte dos afetados é da Rússia, com endereços locais. No entanto, conta com e-mails do Hotmail (4,5 milhões), Gmail (3,3 milhões), Yahoo (4,7 milhões) e até o Yahoo brasileiro (36.880 contas) aparecem nos dados furtados por Tessa88.
A rede social disse que já está checando as informações que vazaram. O objetivo é descobrir se esse banco de dados tem relação com vazamentos anteriores e se as contas listadas são realmente legítimas. Se ficar constatado que as informações são verdadeiras, os usuários comprometidos serão notificados para mudar suas senhas o quanto antes.