Streaming
As 10 maiores estreias de álbuns brasileiros no Spotify
- Créditos/Foto:Reprodução / Instagram / @matue
- 18/Setembro/2024
- Bianca Bellucci
Impulsionado pelo streaming, o Brasil ocupou, em 2023, a nona posição no ranking dos 10 principais mercados musicais do mundo, segundo dados da Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do País. De olho na representatividade da tecnologia no setor, o 33Giga separou as maiores estreias de álbuns brasileiros no Spotify.
A escolha pelo Spotify se deu pela plataforma ser líder no mercado, com quase 70% de participação, de acordo com um estudo da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI). Os números divulgados pela própria plataforma contabilizam a quantidade de reproduções em um prazo de 24 horas. Para ouvir aos discos, basta clicar no link que aparece vinculado ao nome do trabalho. Cada posição também acompanha videoclipe de um single.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
1. 333 – Matuê: 16 milhões de reproduções
Matuê é dono do primeiro lugar entre as maiores estreias de álbuns brasileiros no Spotify. Lançado em setembro de 2024, o projeto independente conta com 12 faixas e traz parcerias com Teto, Veigh e Brandão85. Aqui, o maior destaque fica para a primeira música, batizada de “Crack com Mussilon”.
2. Escândalo Íntimo – Luísa Sonza: 15 milhões de reproduções
O álbum chegou ao mercado em agosto de 2023, com parcerias com Demi Lovato – na faixa “Penhasco2”, em que a norte-americana canta em português –, Marina Sena, Duda Beat e Baco Exu do Blues. Conta com 18 músicas divididas entre os quatro lados do material, apelidados de A, B, C e D.
3. Funk Generation – Anitta: 10 milhões de reproduções
Funk Generation é o sexto álbum de estúdio da cantora carioca, lançado em abril de 2024. O disco de 15 faixas traz nuances do gênero musical e, de acordo com Anitta, marca sua trajetória como pessoa e artista.
4. SUPER – Jão: 8 milhões de reproduções
Lançado em agosto de 2023, SUPER é o quarto álbum de estúdio de Jão e representa o fogo na série de lançamentos do cantor – Pirata (água), Anti-Herói (ar) e Lobos (terra). Com 14 faixas, completa o ciclo falando de amores, desamores, traição, vingança, interior, cidade grande, sonhos e realizações.
5. Dos Prédios Deluxe – Veigh: 6,5 milhões de reproduções
Em maio de 2023, o trapper lançou a versão deluxe de seu álbum Dos Prédios, que chegou às prateleiras em novembro de 2022. O projeto conta com mais nove faixas, totalizando 25, e novas participações como Tz da Coronel, Derek, Caio Luccas e L7nnon.
6. Versions of Me – Anitta: 6 milhões de reproduções
A cantora pop emplacou outro disco entre as maiores estreias de álbuns brasileiros no Spotify. Com sucessos como “Envolver” e “Girl From Rio”, o projeto de abril de 2022 conta com 15 faixas e participação de artistas internacionais, a exemplo de Ty Dolla $ign, Khalid e Cardi B.
7. Juliette – Juliette: 5,9 milhões de reproduções
Fenômeno do Big Brother Brasil (BBB), das redes sociais e também da música brasileira. Lançado em setembro de 2021, o EP da vencedora da edição 2021 do reality show conta com apenas seis faixas e traz Anitta como integrante da direção musical do projeto.
8. Little Love – MC Cabelinho: 5,4 milhões de reproduções
Lançado nos últimos dias de 2022, o disco de 13 faixas conta com a participação de artistas como Ludmilla, Gloria Groove e Baco Exu do Blues. Diferentemente dos projetos anteriores de MC Cabelinho, este é recheado de músicas que relatam as vivências amorosas do artista – da paixão à desilusão.
9. Todo Mundo Odeia o IG – MC IG: 4,9 milhões de reproduções
O disco Todo Mundo Odeia o IG chegou ao mercado em março de 2024 com sete faixas inéditas, gravadas pelo artista com convidados como Poze do Rodo, Ryan SP e Veigh. O grande destaque, porém, fica para a música “Deus, Por Favor”, parceria póstuma de IG com MC Kevin.
10. Máquina do Tempo – Matuê: 4,7 milhões de reproduções
Matuê ocupa a primeira e a última posição entre as maiores estreias de álbuns brasileiros no Spotify. Seu disco de estreia, lançado em setembro de 2020, é autoproduzido e conta com sete faixas, sendo que uma delas contempla sample de Charlie Brown Jr.