Startups
LinkedIn Top Startups 2024: conheça 20 startups em alta no Brasil
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 27/Setembro/2024
- Paquito Journey
O LinkedIn, rede social profissional, lançou a oitava edição da lista Top Startups, que reconhece as vinte empresas que mais se destacaram no último ano no Brasil. A base é uma análise de dados exclusivos da plataforma, guiados por quatro pilares principais:
- crescimento de oportunidades de emprego,
- engajamento de usuários com a empresa e seus funcionários,
- interesse dos profissionais do mercado pelas vagas disponíveis
- e atração dos melhores talentos.
Em um momento marcado por rápidas mudanças, essas startups estão se adaptando e reinventando seus produtos e serviços – e não apenas seguem encontrando formas de crescer em meio à incerteza, mas também demonstram potencial para atrair investimentos e talentos excepcionais.
(Ainda neste assunto, aliás, é importante lembrar que Brasil viu mais de 8 mil startups deixarem de existir na última década.)
A lista de startups contempladas na nova edição de 2024, liderada pelo time editorial do LinkedIn Notícias, ajuda os profissionais a descobrirem empresas resilientes em uma ampla gama de setores, como serviços financeiros, benefícios, tecnologia, entretenimento, entre outros.
Conheça a lista de Top Startups 2024
- Caju – serviços financeiros
- Nomad – serviços financeiros
- Super Frete – desenvolvimento de software
- Onze – serviços financeiros
- Alice – hospitais e atendimento à saúde
- Gringo – serviços e consultoria de TI
- Tenchi Security – segurança de computadores e redes
- triggo.ai – serviços e consultoria de TI
- Alume – serviços financeiros
- Food to Save – serviços e consultoria de TI
- WEpayments – serviços financeiros
- Skeelo – entretenimento
- Nilo – hospitais e atendimento à saúde
- SplitC – desenvolvimento de software
- Faster – serviços de design
- NG Cash – serviços financeiros
- Lina – serviços financeiros
- Mecanizou – serviços de informação
- Môre – consultoria de negócios e serviços
- Principia – serviços financeiros
Mais detalhes sobre a lista completa podem ser encontrados aqui.
Metodologia
O LinkedIn avalia as startups com base em crescimento e demanda — dois atributos-chave que são sinônimos de startups de sucesso. Dados do LinkedIn foram divididos em quatro pilares:
- Crescimento do emprego: Aumento percentual do número de funcionários ao longo do período da metodologia, que deve ser no mínimo 10%
- Engajamento: visualizações e seguidores de não funcionários da página da empresa no LinkedIn, bem como quantos não funcionários estão visualizando funcionários dessa startup.
- Interesse no trabalho: taxa pela qual as pessoas visualizam e se candidatam a empregos na empresa, incluindo vagas remuneradas e não remuneradas.
- Atração dos melhores talentos: quantos funcionários a startup recrutou de qualquer empresa global do LinkedIn, como porcentagem da força de trabalho total da startup. Os dados são normalizados em todas as startups elegíveis.
Metodologia (aplicada de 1 de julho de 2023 a 30 de junho de 2024)
- Para se qualificarem, as empresas devem ser privadas e independentes, ter de 30 a 50 (ou mais) funcionários(as), ter 7 (ou menos) anos desde a fundação e serem sediadas no país da lista em que aparecem.
- Foram excluídas todas as empresas de contratação, “think tanks”, empresas de capital de risco, escritórios de advocacia, empresas de consultoria de TI e gestão, organizações sem fins lucrativos e entidades filantrópicas, aceleradoras e estatais.
- Startups que tenham demitido 10% (ou 20% dependendo do país) ou mais de sua força de trabalho dentro do prazo da metodologia, com base em anúncios públicos, também não foram elegíveis.
- Essas decisões são tomadas pela equipe do LinkedIn Notícias tendo como base declarações da empresa ou informações de fontes confiáveis.