Dicas
Produz conteúdo para a internet? Saiba como lidar com os haters
- Créditos/Foto:Visual hunt
- 20/Abril/2018
- Da Redação, com assessoria
Ao mesmo tempo em que a internet aproxima pessoas, ela também serve como palco para discussões acaloradas e ofensas gratuitas. A sensação de proteção que a web dá faz com que os internautas sintam-se livres para expressarem opiniões hostis. Assim surgem os chamados “haters”.
A palavra “hater” significa “odiadores”, em tradução livre para o português. E, por mais que o termo seja forte, não há exageros nessa definição. Para ajudar quem passa por esse tipo de situação, muito comum na rotina de influenciadores digitais, a influu separou algumas dicas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.
1. Silêncio é a melhor resposta
Receber uma ofensa é um verdadeiro teste de paciência e não retrucar é uma prova de sanidade. Mas, por mais que seja difícil, é necessário manter a compostura. O objetivo do “hater” é justamente esse: provocar. Ao responder, a pessoa abre ainda mais brecha para se estressar e para que outros comentários apareçam.
Com bom senso duvidoso, os “haters” muitas vezes encaram suas atitudes como diversão e, ao receberem atenção, vão se dedicar cada vez mais a incomodar. Dar visibilidade para essas pessoas não agregará nada de útil ao conteúdo. Sequer as respostas irônicas são recomendadas. O ideal é que você gaste seu tempo com o público fiel, respondendo comentários positivos dos seguidores.
2. Críticas construtivas
“Haters” certamente não são os melhores críticos, mas é sempre bom buscar compreender a diferença entre uma crítica e uma ofensa. Se você é influenciador, ao analisar os comentários negativos, é possível aprender cada vez mais sobre seu público e adotar uma nova postura. Se a avaliação foi bem elaborada, educada e útil, vale a pena agradecer.
3. Sem desânimo
Ser influenciador envolve carisma, conteúdo e coragem. Se expor tanto em uma rede social, seja diante de uma câmera ou não, é uma tarefa difícil. Receber uma enxurrada de comentários ofensivos realmente é desanimador e o pode fazer com que questione seu trabalho. É importante frisar que essa é uma reação completamente normal, afinal de contas, ataques desse tipo, geralmente, focam em pontos sensíveis das pessoas.
Nesses momentos de “crise”, é recomendável que o profissional não foque tanto nesse ponto e se lembre de todo resultado positivo que conquistou até o momento. Se for necessário, o influenciador pode até mesmo excluir comentários negativos que não agregam ao canal. Em situações mais complicadas, que podem ser identificadas como injúria, difamação ou calúnia, é bom salvar prints como prova do ataque antes de excluir os comentários.
Leia mais:
Conheça o Hater, aplicativo que une pessoas que odeiam as mesmas coisas
Histórias que tiveram um final feliz graças às redes sociais
Gosta de ficar antenado no que há de novidade no mundo da tecnologia? Confira todos os eletrônicos já testados pelo 33Giga: