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Como avaliar as condições do kit de relação da moto

  • Créditos/Foto:https://depositphotos.com/br/in
  • 29/Janeiro/2024
  • Da Redação, com assessoria

O kit de relação da motocicleta ou kit de transmissão, composto por coroa, correia e pinhão, é responsável por levar a potência do motor à roda traseira. Por isso, é fundamental não só para o desempenho, mas para a pilotagem com segurança.

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“Deve ser feita manutenção periodicamente no kit de transmissão, que deve estar, além de checado, limpo e lubrificado”, comenta Leandro Leite, coordenador de assistência técnica e garantia da Nakata, fabricante de autopeças. Ele ainda explica que diversas situações no dia a dia prejudicam a lubrificação, como a poeira, que pode tornar o lubrificante uma graxa abrasiva, ou a chuva, que pode removê-lo.

Segundo Leandro, a durabilidade do kit de relação vai depender da qualidade das peças, estilo de pilotagem e condições de vias, limpeza, lubrificação e problemas relacionados a outros componentes e regulagem. Mas alguns há indícios apontam o momento de que está chegando a hora da troca dessas peças. Entre eles, desgaste nos dentes do pinhão e da coroa, corrente frouxa ou escapando, e ruídos e trancos durante a condução. “Quanto maior o desgaste dos dentes da coroa, pinhão e pinos centrais de cada gomo, maior será a folga da corrente”, alerta.

A Nakata conta com portfólio diversificado de motopeças componentes para sistemas de suspensão, transmissão e freios que atende modelos de motos de todas cilindradas que atende 80% da frota circulante.

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