33Giga Tecnologia para pessoas

Corporativo

Ipsos: Google, WhatsApp e YouTube são as marcas mais influentes do Brasil

A Ipsos divulgou a 10ª edição da pesquisa “The Most Influential Brands”, que teve como grande destaque a estreia do WhatsApp no ranking. O aplicativo de mensagens instantâneas aparece em segundo lugar, atrás apenas do Google, que lidera a lista pelo décimo ano consecutivo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A pesquisa avalia as marcas mais influentes no cotidiano e comportamento dos consumidores em seis dimensões:

  • Inovação,
  • Confiança,
  • Presença,
  • Empatia,
  • Engajamento
  • e Responsabilidade Socioambiental.

As empresas que completam o top 10 são:

  • YouTube (3º),
  • Instagram (4º),
  • Amazon (5º),
  • Samsung (6º),
  • O Boticário (7º),
  • Netflix (8º),
  • Nubank e MasterCard (9º)
  • e Natura (10º).

O resultado do estudo foi apresentado em um evento que contou com a presença de Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, Paula Sória, diretora sênior de Clientes, Ana Hashizume, head de Trackings de Saúde de Marca, e Steve Levy, diretor de Clientes na Ipsos no Canadá e idealizador da pesquisa.

Quer investir em criptomoedas de forma confiável? Clique aqui e compre na Bit2Me

O painel de discussão contou com a presença de Beatriz Bottesi, head de Marketing Latam na Meta, Maria Paula Fonseca, Diretora do CoE da Marca na Natura, Maia Mau, Diretora de Marketing do Google no Brasil e Juliana Roschel, Head de Marketing e Crescimento na Nubank, para uma conversa sobre a influência e o sucesso das marcas.
Para Calliari, apesar de a pandemia ter afetado o comportamento e a relação dos consumidores com as marcas, os resultados da pesquisa demonstram que algumas empresas souberam se adaptar e se destacaram em um cenário desafiador.

“A nossa pesquisa reforça que, além de produtos e serviços de qualidade, é importante que as marcas criem conexões emocionais com os consumidores e transmitam valores com os quais eles se identifiquem”, disse.

Marcas nacionais se destacam

Neste ano, o ranking tem como destaque a presença de três marcas nacionais: O Boticário (7º), Nubank (9º) e Natura (10º).
Comparado ao ranking de 2021, cinco empresas perderam posições entre as 10 mais bem colocadas: Americanas, Facebook, Nestlé, Mercado Livre e Microsoft.