Tags

Apps & Software

Ainda não é investidor? Confira cinco apps voltados para iniciantes

Créditos: DepositPhotos
13 setembro, 2023
Da Redação

O número de pessoas interessadas em poupar e aprender a investir vem crescendo a cada ano.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

De acordo com o “Raio-x do investidor de 2023”, divulgado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o percentual de brasileiros que investem seu dinheiro em produtos financeiros foi de 36% em 2022. Isso equivale a cerca de 60 milhões de brasileiros.

Ainda segundo o levantamento, a previsão é que em 2023 esse número aumente cinco pontos percentuais, o que corresponderia à chegada de nove milhões de pessoas ao universo dos investimentos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Mesmo com esse crescimento do interesse das pessoas pelo mercado financeiro, muita gente ainda deixa de poupar por falta de conhecimento. De acordo com o levantamento da ANBIMA, cerca de 8 milhões de pessoas responderam não investir por não se sentirem seguros.

Por isso, empresas do setor vêm investindo em ferramentas para facilitar a imersão no tema, que são desenvolvidas com linguagens claras, intuitivas e acessíveis, a fim de incentivar a entrada da população nesse mercado.

“Para acessar o mercado de capitais e produtos de investimento que estão fora dos bancos, o investidor precisa passar por um processo de aprendizagem que envolve criar conta em uma corretora e lidar com o home broker, que é uma ferramenta complicada e cheia de códigos, parecendo um painel de avião”, explica Luiz Augusto do Amaral, sócio-fundador da TRX Investimentos, gestora especializada em fundos imobiliários. Para quem está começando, essa primeira barreira pode intimidar e desmotivar”.

Confira, abaixo, algumas soluções do mercado de capitais que facilitam e democratizam o acesso a diferentes tipos de investimentos.

TRIXeste aplicativo simplifica ao máximo a experiência de se investir em fundos imobiliários e já conta com cerca de 10 mil usuários cadastrados.

Com apenas cinco cliques e R$ 150, o investidor descobre qual seu perfil de risco e escolhe uma carteira de FIIs, dentre as opções divididas por perfil (iniciante, intermediário ou experiente) ou segmento (tijolo, recebíveis, varejo, galpões, escritórios e shoppings). Em comum, todas as opções geram renda mensal por meio do aluguel de imóveis para grandes empresas, como Coca-cola, Pão de Açúcar, Ambev e Amazon.

Caixinhas do Nubankno aplicativo do maior banco digital do Brasil, esta ferramenta permite guardar dinheiro de maneira organizada e personalizada, de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Em outras palavras, é possível estabelecer o valor que tem como objetivo. Assim que chegar nele, é só resgatar o dinheiro, deletar a caixinha e planejar a próxima meta, ou continuar a poupar. O dinheiro guardado não fica parado, pois todas as caixinhas possuem investimentos automáticos associados a elas, selecionados de acordo com objetivo e perfil.

C6 TechInvest: o banco digital C6 possui uma plataforma de investimentos dentro do seu próprio aplicativo, com carteiras administradas e recomendações para investidores de todos os níveis, possibilitando que o cliente personalize carteiras com ativos do Brasil e do exterior sem a intermediação de consultores financeiros.

Após o cadastro inicial, o aplicativo já apresenta uma recomendação da carteira mais adequada para o cliente.

Tesouro Direto RendA+a ferramenta adapta o conceito usado na previdência privada para simular e efetivar investimentos em títulos públicos, aqueles nos quais o investidor empresta dinheiro para o governo em troca de uma rentabilidade futura.

Com um simulador de funcionamento simples, o interessado responde a três perguntas sobre seus objetivos e recebe uma recomendação de qual o título mais apropriado para investir e realizar os aportes mensais.

Warren: esta empresa, uma das pioneiras em investimentos digitais no Brasil, criou um sistema que permite ao cliente ter acesso rápido e fácil a carteiras administradas de investimentos.

Ao criar a sua carteira, a Warren faz a sugestão de um portfólio diversificado baseado no seu perfil de investidor e no seu objetivo. E você poderá aumentar ou diminuir o risco de sua carteira apenas arrastando uma barra.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.