Negócios
Como a inteligência artificial vem sendo usada em campanhas de marketing
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 20/Março/2024
- Da Redação, com assessoria
A tecnologia vem moldando novos hábitos e interesses entre os consumidores, tudo em um ritmo muito rápido e difícil de acompanhar. Um dos principais desafios do mercado de trabalho é acompanhar essas tendências com eficiência, já que muitas delas envolvem a adoção de novas ferramentas que mudam por completo a dinâmica corporativa. Contudo, acaba-se criando uma necessidade de encarar o novo para se manter relevante neste cenário altamente competitivo.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10
No setor de marketing, as empresas já perceberam que a tecnologia pode ser uma grande aliada em diversas atividades relacionadas à rotina corporativa — especialmente se tratando da elaboração de campanhas. Esse processo é fundamental para fortalecer uma marca, reter público e ainda conquistar novos clientes, algo que vem sendo conquistado mais facilmente com o auxílio de ferramentas como as inteligências artificiais.
Toda campanha de marketing depende de um estudo sobre o público que já consome a marca. Isso é feito por uma extensa análise de dados, buscando pontos de interesse em comum para conseguir expandir o alcance dos produtos por meio dessas similaridades. O uso de inteligências artificiais tornou esse processo muito mais dinâmico e objetivo, garantindo os dados certos na hora certa.
Tudo começa na apuração de percepções, ou seja, qualquer tipo de informação que possa ser apurada sobre os consumidores que já compraram algum produto da marca. Isso inclui localização geográfica, idade, sexo, hábitos de consumo, assuntos de interesse e muito mais. As IAs estão constantemente reunindo esse tipo de dado e compilando o máximo de informações possível, uma vantagem que vem sendo amplamente utilizada por empresas de marketing.
A partir disso, torna-se possível personalizar os anúncios e as mensagens enviadas para os clientes, garantindo um contato mais próximo dos seus interesses. O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas nesse quesito, pois, com a ajuda dos algoritmos, as empresas conseguem estabelecer um contato mais íntimo com cada cliente, recomendando produtos e serviços que se encaixam ao seu perfil.
Além de garantir uma gestão de dados mais eficaz, a utilização de IAs na rotina empresarial também reduz falhas humanas, ao atribuir grande parte das atividades mais repetitivas para as máquinas. Dessa forma, os profissionais diretamente envolvidos podem focar sua atenção em responsabilidades que demandam mais atenção, além de tirar máximo proveito de todos os dados disponibilizados pelos algoritmos.
Não se limitando somente às campanhas, a inteligência artificial também se faz presente de muitas formas no marketing. O chatbot para imobiliária, que também é um tipo de IA, funciona como um exemplo básico amplamente utilizado por incontáveis empresas por facilitar o dia a dia. Apesar dos desafios, o mercado de trabalho já aceitou essas ferramentas de braços abertos e tende a continuar explorando ao máximo cada tendência tecnológica derivada desses recursos.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga