33Giga Tecnologia para pessoas

Startups

Arquitetura e construção: 5 formas de usar a inteligência artificial

A inteligência artificial é muito útil dentro da construção civil. Trata-se de uma tecnologia que pode aparecer em diversas fases de projetos, desde o sistema de atendimento ao cliente até a criação de máquinas que analisam dados e resolvem problemas.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

Dentro disso, existe também o BIM – Modelagem de Informação da Construção – que é uma metodologia para a geração de informação dentro dessa área.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

José Lobato, arquiteto da GrowT, startup focada em projetos e engenharia, explica que a inteligência artificial traz benefícios para muitas áreas, e com a construção civil não é diferente.

“A IA é usada desde o atendimento ao cliente, por meio de um chat, por exemplo, aumentando a velocidade e a efetividade desse contato, mas os benefícios vão além. Estão presentes até a conclusão de obras.”,

Essa tecnologia, ainda de acordo com Lobato, ajuda também em fatores como redução de custos, interação entre equipes e, consequentemente, melhor entrega no produto final. Pensando nisso, o arquiteto lista algumas formas de usar a inteligência artificial durante uma obra.

Atendimento ao cliente

“A inteligência artificial pode ser usada para analisar o comportamento dos clientes quando ainda estão na fase de compra. Nesse momento, o algoritmo pode ajudar a nos mostrar as preferências daquele cliente, fazendo com que nos ajustemos às suas expectativas”, comenta o especialista da GrowT.

Vale lembrar que o algoritmo pode ser usado em diversas áreas, desde as mais simples até as mais complexas, trazendo benefícios e facilidades.

Planejamento e controle da obra

Com a inteligência artificial é possível analisar dados e realizar projeções. De acordo com o profissional, os responsáveis por determinado projeto poderão visualizar gráficos e insights de forma rápida, melhorando a tomada de decisões.

“É a melhor forma de planejar, colocar o projeto em prática e corrigir possíveis falhas.”

Gestão de risco

A segurança no trabalho nos canteiros de obras é extremamente importante e mais uma forma de usar a inteligência artificial, que pode ajudar a evitar acidentes durante as obras, por exemplo.

“A IA permite realizar reconhecimento de imagem para identificar áreas e situações de risco ou funcionário sem EPI através de tecnologias”, explica o arquiteto.

Interação entre a equipe

A tecnologia também pode ser útil para a interação da equipe, o que é muito bom para a cultura da organização empresarial.

“Essa interação contribui para a organização do projeto que, consequentemente, garante um resultado positivo”, comenta o arquiteto.

Economia

Quando se fala em otimizar custos da produção e execução de um projeto para a construção civil, podemos usar a inteligência artificial a nosso favor. Isso porque, como já dito anteriormente, o BIM é uma grande ferramenta.

“Esse é um caminho seguro para otimizar os custos de produção e execução de um projeto. É uma forma de fazer estimativas dos custos para tarefas em um tempo menor do que o estimado, reduz desperdícios de materiais e ainda contribui para a diminuição de erros que geram prejuízos”, finaliza o especialista.