Apps & Software
Edição de stories e verificação da idade: o que mudou no Instagram
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 29/Junho/2022
- Da Redação
A rede social de Mark Zuckerberg passa por uma série de atualizações, com a inclusão de novas funcionalidades para melhorar a experiência do usuário e garantir a segurança e a faixa etária do conteúdo distribuído. Hoje, a o Instagram conta com mais de 1.2 bilhão de pessoas conectadas, sendo 95 milhões apenas em solo brasileiro.
Leia Mais
Conheça o Opera GX, o primeiro navegador com foco em games
Testamos: para ser usado em movimento, navegador Opera Touch é extremamente veloz
Mas o que muda, na prática, para os usuários e creators com as novidades impostas nos últimos dias? Para a especialista em marketing digital, Valeska Bruzzi, o objetivo do Instagram é oferecer formatos cada vez mais similares aos da rede vizinha e garantir um ambiente seguro e family friendly.
“O grupo do Facebook já entendeu que o formato do Tik Tok, com feed dinâmico, conteúdo em vídeos e músicas virais, está atraindo não somente os jovens, como também a grande massa. As recentes atualizações na plataforma de Zuckerberg são uma prova disso”, comenta Bruzzi, com mais de 700 mil seguidores no Instagram.
“Mas os creators e os usuários não precisam se preocupar em fazer apenas dancinhas para viralizar. O mais importante é adequar o seu conteúdo aos novos formatos de posts e entender os que mais entregam e viralizam para o seu público”, explica.
Veja abaixo as atualizações mais recentes inseridas no Instagram e o que muda, na prática, para os usuários, segundo a especialista em marketing digital.
Verificação da idade mínima
“A rede social está testando o uso de Inteligência Artificial para verificar a idade os usuários. Nas diretrizes da plataforma, é permitido o uso do Instagram para quem possui mais de 13 anos, mas sabemos que muitas crianças tentam criar contas sem ter a idade mínima recomendada.”
“Agora, além da leitura de rosto via vídeo selfie, a plataforma também pede a foto de um documento oficial com foto e a confirmação da idade por outros três seguidores conhecidos do usuário. Eles deverão ter mais de 18 anos e têm até três dias para responder a solicitação”, comenta Bruzzi.
Edição de menção nos stories
“Até pouco tempo atrás, a regra era clara no Instagram postou, já era. Se tivesse alguma informação errada ou ausente no conteúdo, o usuário tinha que deletar o story e subir ele novamente.”
“Agora, é possível, por exemplo, adicionar menções depois que o story já foi postado. Basta entrar no story que deseja marcar a pessoa clicar nos três pontinhos e em seguida clicar em adicionar menções”, explica Valeska.
Stories de 60 segundos
“Com essa atualização, os usuários ganharam mais tempo de vídeo nos stories. Agora, os influenciadores, creators e marcas terão a oportunidade de construir uma narrativa mais completa para reter a atenção da sua audiência por mais tempo”, ressalta a especialista em marketing digital.
Função fixar postagem
“Essa nova ferramenta permite que o usuário fixe uma publicação ou reels no topo do seu feed, não importando a data de publicação. Para fixar, o usuário só precisa escolher a postagem que deseja fixar, clicar no ícone dos três pontinhos e selecionar a opção fixar no seu perfil. Para desafixar é só seguir o mesmo caminho”, ensina Valeska.
Novas ferramentas nos reels
“Agora o usuário tem a opção de usar um modelo ou template do próprio Instagram para a edição dos seus reels.”
“A opção aparece bem acima do novo do perfil. Ao clicar, a pessoa conseguirá copiar o mesmo formato do vídeo escolhido, já com a música, áudio e tempo de sincronia, e colocar nos seus vídeos e fotos. Outra novidade é a opção de adicionar enquetes, testes de múltipla escolha (quis) ou termômetros no vídeo de reels”, esclarece a especialista em marketing digital com mais de 700 mil seguidores.
Em breve na rede
Monetização
“Em breve começarão os testes do Creators Marketplace, onde as marcas e criadores de conteúdo poderão criar parcerias e conteúdos patrocinados. Na prática funcionará assim: os criadores indicam seus interesses e selecionam as marcas com as quais desejam fechar parceria.”
“Será tipo um tinder dos púbis do Instagram, onde as marcas descobrem, conectam, e colaboram facilmente com os criadores de conteúdo para fecharem parceria. O briefing, campanha, valores e pagamentos serão realizados dentro do próprio Instagram. Por enquanto, está tudo em fase de testes no @creators”, explica Bruzzi
Controle Parental
“Com lançamento previsto para este ano, mas ainda sem data oficial, essa ferramenta ajudará os responsáveis por crianças a ter um maior controle sobre o tempo que os menores passam no app, definindo um limite máximo de horas. Outro recurso disponibilizado será a denúncia de perfis suspeitos, caso haja uma denúncia, o responsável será notificado”, destaca Valeska.