33Giga Tecnologia para pessoas

Apps & Software

Ingresso online: dicas para não cair em golpes

Recentemente fãs da banda Metallica, que haviam comprado ingressos pela internet para ver os shows que acabaram acontecendo apenas neste ano, devido à pandemia, não conseguiram assistir ao espetáculo. Isso ocorreu porque foram vítimas de um golpe.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Essa não é uma situação incomum e nem restrita ao universo do entretenimento. Qualquer evento que movimenta público pode entrar na mira de golpistas, que atuam com fraudes e ingressos falsos.

“Com a crescente reabertura do mercado de eventos, também devemos ver rapidamente a intensificação de golpes relacionados à compra de ingressos pela internet“, alerta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos.

Pensando nisso, 33Giga e Leandro dão dicas para consumidores se protegerem na hora de comprar ingressos pela internet. Confira.

Evite promoções exageradas

Desconfie de sites que praticam valores abaixo do mercado ou muito acima. Além de não serem seguros, esses sites muitas vezes exigem um preenchimento cadastral prolongado. Pense e avalie a segurança desse intermediário antes de seguir para a etapa do pagamento.

Pesquise a empresa

Antes de entrar em um site e comprar ingressos, verifique a reputação da empresa. Elas são obrigadas a disponibilizar razão social, CNPJ, endereço e telefone na página inicial. Se não encontrar essas informações visíveis, não compre.

Verifique a reputação

Muitos consumidores emitem opinião sobre suas experiências em sites de reclamações ou nas redes sociais. Verifique se existem reclamações em relação aos serviços da empresa que está vendendo os ingressos. Até mesmo no Google, você pode verificar comentários e avaliações, um bom mecanismo para checar a reputação e decidir a compra.

Avalie a segurança do site

Além de averiguar os dados da empresa, verifique a segurança do site. Na barra URL, em vez de apenas “http”, é preciso constar “https” – a letra ‘S’ indica a adoção de protocolos mais rígidos de segurança. Além disso, confira se aparece na barra de busca um cadeado. Ao clicar nele, deve aparecer um pop-up com informações de segurança e autenticidade do site.

Cuidados com grupos nas redes sociais

Fique atento quando alguém anunciar a venda de ingressos nas redes sociais. O primeiro passo é fazer uma análise cuidadosa do perfil do anunciante. Vá até a página pessoal dele ou dela e verifique suas principais informações, como cidade, local de trabalho e fotos disponíveis. Isso ajuda a identificar perfis fake, usados apenas para golpes.

“Vale também procurar a quantidade de grupos de que a pessoa participa e o número de amigos recentes, caso essas informações estejam disponíveis, para um maior grau de certeza sobre a veracidade do perfil”, finaliza o especialista.