33Giga Tecnologia para pessoas

Ciência

Conheça as principais vantagens em colocar um implante dentário

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 03/Junho/2024
  • Da Redação, com assessoria

A prótese sobre implante é utilizada quando há necessidade de repor um ou mais dentes na boca do paciente, com o objetivo de devolver a autoestima e fazer a reabilitação oral. Esse é um dos tratamentos mais modernos da odontologia. Pensando nisso, a dentista e consultora técnica da Oral Sin, Fernanda Oliani, selecionou as seis principais vantagens de fazer esse tipo de procedimento:

  • Restituição da capacidade mastigatória;
  • Restituição estética;
  • Restituição fonética;
  • Manutenção óssea;
  • Resgate da autoestima;
  • Aumento da imunidade e nutrição pela restituição da mastigação e melhor absorção dos alimentos.

Muitas pessoas acreditam que o implante dentário é apenas para idosos, mas a indicação é que o procedimento seja realizado a partir dos 18 anos, quando a dentição e desenvolvimento ósseo estão completos e o paciente conta com maturidade para passar pelo processo cirúrgico.

“Se é uma perda precoce, a criança ou o adolescente vai precisar aguardar este período de crescimento ósseo. No entanto, o dentista usa técnicas para preservar aquele espaço, possibilitando assim que no futuro ele faça o implante dentário, mas também resolvendo imediatamente o incômodo estético causado pela falha através de procedimentos restauradores e aparelhos”, comenta a Oliani.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Para a realização do tratamento é fundamental fazer avaliação clínica com um especialista na área e exames de imagem como a radiografia panorâmica e a radiografia periapical. A primeira permite uma visualização abrangente das principais estruturas bucais em uma só captura e a segunda traz uma imagem mais minuciosa de uma área específica, mostrando com maior detalhe as estruturas dentinárias e tecido ósseo de suporte, além da relação com demais estruturas adjacentes.

Já o exame de tomografia computadorizada mostra, com maior precisão, qual a altura e largura do osso que receberá o implante, minimizando a chances de erros e complicações. E os exames laboratoriais são para avaliar o estado geral de saúde do paciente.

“A falta dos dentes é um fator limitante para o indivíduo, sob vários aspectos. Pacientes com perdas dentárias totais ou até mesmo parciais possuem dificuldades na mastigação, fala, no convívio social e para desenvolver relacionamentos, pois essas falhas influenciam na autoestima. O tratamento com próteses dentárias com a finalidade de restituir a dentição perdida causa uma verdadeira revolução na vida do indivíduo atuando no resgate de todos os fatores citados, nas diferentes áreas da vida”, afirma Fernanda.