33Giga Tecnologia para pessoas

Negócios

5 impactos negativos nas redes sociais após a tiktorização

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 19/Julho/2022
  • Da Redação, com assessoria

Pouco a pouco, as redes sociais realizam movimentos para tentar se parecer cada vez mais com o app da moda, o TikTok. O fenômeno, chamado de tiktorização, no entanto, pode não ser uma boa saída. “Conseguimos identificar os aplicativos se atualizando e, consequentemente, copiando o modelo de vídeos curtos, corrompendo assim, aquilo que os tornam únicos”, alerta Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica. Confira cinco grandes impactos causados após chegada do programa chinês.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Construção de narrativa e storytelling ficam comprometidos

Com a necessidade curta e instantânea de conteúdo, a construção da narrativa tende a ser mais superficial, deixando os criadores de conteúdo à mercê dos próximos memes, danças e músicas para conseguir engajar seus vídeos.

2. Redes sociais estão perdendo sua especificidade

Aproveitando a tiktorização do mundo, os aplicativos têm se atualizado e ficando cada vez mais parecidos com a plataforma chinesa, perdendo toda sua identidade.

3. Destruição das próprias estratégias

As grandes empresas estão visivelmente aniquilando toda sua estratégia traçada em longo prazo, seja o negócio físico, seja o digital, esvaindo trajetória.

4. Desprezo do público-alvo

Com a nova era, o consumo da geração Z e Millennium é maior, principalmente no aplicativo chinês. Mas, entender o público-alvo que consome sua rede social é importante para não prejudicar seu processo.

5. Falta de alcance orgânico

O alcance da plataforma chinesa é teoricamente baseado nas preferências de cada usuário. Porém, o segredo do seu crescimento é o imenso alcance orgânico, praticamente inexistente em todas as outras grandes redes sociais.

Leia mais:
Artistas do TikTok: nomes que ganharam fama por causa da rede social
Veja como encontrar amigos do Facebook no TikTok
Conteúdo impróprio: como denunciar conta, vídeo ou comentário no TikTok

Conseguir se atualizar sem perder a essência nem anular suas origens tem sido o maior obstáculo das redes sociais atualmente. Portanto, pesquisar e entender se a mudança é válida, principalmente diante ao público, é mais do que necessário, uma vez que essa ansiedade pelo novo a curto prazo está anulando algumas das estratégias de marcas muitas vezes já consolidadas.

Para as empresas, é importante refletir se vale a pena “se atualizar” e adotar a tiktorização apenas para seguir a moda, ou entender qual conteúdo seu perfil de clientes realmente consome e apostar no que eles querem ver.