Carros & Mobilidade
Ilyushin Il-80: por que veículo é conhecido como “avião do Juízo Final”?
- Créditos/Foto:Leonid Faerberg (www.transport-photo.com)
- 28/Maio/2024
- Bianca Bellucci
O Ilyushin Il-80, também conhecido como “avião do Juízo Final”, é a resposta russa para o caso de um conflito nuclear ocorrer no planeta. Isso porque o modelo foi construído de forma a manter os líderes do estado e oficiais importantes em segurança. E mais: permite que os passageiros comandem a situação dos ares por até duas semanas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Características do Ilyushin Il-80
Embora as especificações completas não estejam disponíveis publicamente, sabe-se que o “avião do Juízo Final” usa como base o modelo de aeronave civil Ilyushin II-86 – mas com modificações visíveis.
O Ilyushin Il-80 foi desenhado para proteger seus ocupantes dos efeitos imediatos de um ataque nuclear. Por isso, toda a extensão não conta com janelas, à exceção do cockpit, que é equipado com vidro blindado. As portas do deck superior também foram reduzidas em número, restando apenas uma escada.
O avião possui equipamentos de comunicação e satélite localizados no topo. Também conta com uma antena de fio de frequência muito baixa (VLF), que provavelmente permite o contato com submarinos com mísseis balísticos.
Além disso, o veículo está equipado com dois grandes geradores elétricos integrados aos motores, que possuem entradas de ar e jatos de exaustão nas extremidades, e uma sonda de reabastecimento retrátil instalada abaixo do cockpit.
Na prática
A mídia russa informa que o Ilyushin Il-80 fez seu primeiro voo em 1985 e começou a ser entregue em 1987. No entanto, as primeiras imagens da aeronave foram captadas por fotógrafos ocidentais apenas em 1992.
Acredita-se que três dos quatro aviões originais ainda estejam em serviço e que a frota não deve receber atualizações. Estima-se que o Ilyushin Il-96, sucessor do Ilyushin Il-86, possa servir de base para a próxima geração do “avião do Juízo Final”.
*Fontes: AEROIN, Click Petróleo e Gás e Olhar Digital