Tags

Gadgets

Testamos: microfone HyperX QuadCast é o queridinho dos streamers

29 fevereiro, 2024
Marcella Blass

A profissionalização da criação de conteúdo de áudio e vídeo na internet – somada à adoção do home office – fez com que muitas pessoas buscassem microfones externos. Um dos modelos em destaque nessa categoria é o HyperX QuadCast.

Embora seja um lançamento de 2019, ainda é o queridinho entre streamers e podcasters. O 33Giga testou o produto e te conta mais a seguir.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Direto ao ponto

O HyperX QuadCast é um microfone autônomo com recursos especialistas para criadores de conteúdo. Um dos destaques é o suporte integrado antivibração e antichoque (“shock mount”), composto por uma estrutura orientada e sustentada por cordas elásticas – evitando a captação de sons e batidas acidentais que possam surgir ao redor.

Outro dos grandes pontos positivos do modelo é o sensor de toque com indicador de LED. A dinâmica aqui é simples: a luz acesa indica que o microfone está aberto, enquanto a luz apagada garante que ele está sem som.

Essa funcionalidade é extremamente conveniente por dois motivos principais. O primeiro é a praticidade de silenciar o microfone com um toque – sem precisar usar computador, celular ou qualquer outra interface envolvida. O segundo, por sua vez, é que isso reduz drasticamente as chances de captação de áudio não intencional.

Ainda na categoria ‘recursos práticos’, o HyperX QuadCast permite ajustar a sensibilidade da captação de voz por meio de um botão giratório localizado na parte inferior do microfone. Isso torna essa atividade muito mais prática e instintiva, já que está sempre à mão.

Vale destacar que todas essas funcionalidades equipam um produto premium. Logo à primeira vista, o design do periférico passa uma sensação de alta qualidade, que é confirmada nos detalhes dos acabamentos gerais do produto.

Experiência na prática

Não é à toa que o HyperX QuadCast é tão popular entre os produtores de conteúdo para a internet. Durante os testes do 33Giga, os ouvintes classificaram a qualidade do áudio como “voz de radialista”. Traduzindo, significa que a voz é transmitida com muita clareza e precisão.

O periférico conta com quatro modos de captura de voz, cada um recomendado para situações específicas. No Estéreo, o som é captado na frente e nas laterais (ideal para vocais e instrumentos musicais); no Omnidirecional, a captação é feita em todas as direções (bom para podcasts com vários participantes e conferências); o Cardioide foca a parte frontal (atendendo a streamers, podcasters e narradores); enquanto o bidirecional a frente e atrás (para conversas entre duas pessoas).  Os polos são selecionados por um botão giratório na parte traseira.

O lado negativo, contudo, é o preço salgado do dispositivo. Mesmo sendo um modelo relativamente antigo, para comprar essa belezinha é preciso desembolsar por volta de R$ 700

Vale a pena?

Levando em consideração os aspectos design, recursos e qualidade da captação sonora, a resposta é: sim, o produto entrega excelente custo-benefício. Por outro lado, se você está buscando um microfone para utilizar somente em chamadas pessoais e de trabalho, por exemplo, outros modelos mais baratos podem ser mais do que o suficiente.

O HyperX QuadCast é um verdadeiro investimento. Sendo assim, faz mais sentido apostar nele em prol de atividades que trarão algum tipo de retorno financeiro ou profissional.

Raio-X

HyperX QuadCast 
Padrão polar: Estéreo, Omnidirecional, Cardióide, Bidirecional
Resposta de frequência: 20Hz–20kHz
Sensibilidade: -36dB (1V/Pa a 1kHz)
Comprimento do cabo: 3 m
Fonte de alimentação: USB
Compatibilidade: PC, Mac, PS4 e PS5
O que anima: acabamento premium, captação sonora de alta qualidade e recursos disponíveis
O que decepciona: preço alto, entrada USB em vez de USB-C
Preço: cerca de R$ 700
Site: aqui

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.